As mídias e um ritual cotidiano de leitura

Autores/as

  • Adriana Pastorello Buim Arena Universidade Federal de Uberlândia

Resumen

Resumo: Este artigo analisa uma atividade de ensino de leitura de texto e análise de imagem realizada em 2014, em uma escola pública de Paris, França, especificamente em uma sala de CM2, que corresponde ao 5º ano da Educação Básica no Brasil. Baseada nos pressupostos da etnografia, a coleta dos dados ocorreu durante observações realizadas no cotidiano escolar, guiadas pelo objetivo de entender a organização de uma escola francesa, e de analisar a presença e a utilização de dispositivos digitais no ensino da língua materna. No decorrer da história das civilizações pode-se constatar um movimento de superação dos suportes de escrita e, em decorrência disso, o surgimento de novas formas de ler e de escrever, que criaram novas competências humanas para pensar o mundo. Nesse contexto, o presente texto analisará uma situação para demonstrar como a rede wifi, disponibilizada no interior da escola, possibilita o livre acesso à internet em cada sala de aula, permite ao professor desenvolver atividades significativas no decorrer de sua jornada de ensino, e coloca os alunos em situação real de leitura.

Biografía del autor/a

Adriana Pastorello Buim Arena, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Citas

Referências

ARENA, Dagoberto Buim. Função e estrutura em atos de leitura. 32ª Reunião Anual da Anped: Sociedade, cultura e educação: novas regulações? Caxambu, 4-7 out. 2009. Disponível em: <http://32reuniao.anped.org.br/arquivos/trabalhos/GT10-5111--Int.pdf>. Acesso em: 18 abr. 2014.

BAJARD, Élie. Da escuta de textos à leitura. São Paulo: Cortez, 2007.

______. Caminhos da Escrita: Espaços de Aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2002.

BAKHTIN, Mikail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins fontes, 2003.

BARTHES, Roland. La chambre Claire: note sur la photografie. Paris: Gallimard Seuil, 2013.

CAPOVILLA, Alexandra. CAPOVILLA, Fernando César. Alfabetização fônica – construindo competência de leitura e escrita. São Paulo : Casa do Psicólogo, 2005.

CHARTIER, Roger. De l’écrit sur l’ecran. Écriture électronique et ordre du discurso. Colloque Les ecritures d’écran : histoire, pratiques et espaces sur le Web. Aix-en-Provence, 18-19 mai 2005. Disponível em : <http://www.imageson.org/document591.html>. Acesso em: 23 fev. 2014.

DEHAENE, Stanislas. Les neurones de la lecture. Paris: Odile Jacob, 2007.

FREINET, Celestin. O método natural I: a aprendizagem da língua. Lisboa: Estampa, 1977.

_____. O Jornal Escolar. São Paulo: Martins Fontes Lisboa: Estampa, 1974.

FENNICHE, Raja. Hyperlecture et culture de lien. In: BÉLISE Claire (Org.). Lire dans un monde numérique. Villeurbanne: Presses de l’enssib, 2011.

FOUCAMBERT, Jean. A criança, o professor e a leitura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

______. Modos de ser leitor: aprendizagem e ensino da leitura no ensino fundamental. Curitiba: Editora UFPR, 1998.

______. A leitura em questão. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

GRILLO, Sheila Vieira de Camargo. Fundamentos bakhtinianos para a análise de enunciados verbo-visuais. Filologia e Linguística Portuguesa, n.14(2), p. 235-246, 2012.

HAMESSE, J. O modelo escolástico de leitura. In: CAVALLO, G. e CHARTIER, R. (Orgs.). História da leitura no mundo ocidental. São Paulo: Ática, 2002. p.123-146.

SAEMMER, Alexandra. Lectures immersives du texte numérique – un paradoxo ? In : BÉLISE Claire (Org.). Lire dans un monde numérique. Villeurbanne : Presses de l’enssib, 2011.

VANDENDORPE, Christian. Du papyrus à l’hypertexte: essai sur les mutations du texte et de la lecture. Paris : La Découverte, 1999.

VUILLEMIN, Alain. L'avenir de la lecture interactive . Texto ! juin 2002 [en ligne]. Disponible sur : <http://www.revue-texto.net/Inedits/Vuillemin_Avenir.html>. Consultée le 2 avril 2014.

Publicado

2015-12-01

Cómo citar

Arena, A. P. B. (2015). As mídias e um ritual cotidiano de leitura. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (40), p. 139–157. Recuperado a partir de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/854

Número

Sección

Artigos