Do mal-estar docente ao abandono da profissão professor: a história de Estela

Autores/as

  • Flavinês Rebolo Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Resumen

Acreditando que os baixos salários e a desvalorização profissional não são os únicos fatores queinfluenciam o mal-estar docente e a evasão de professores, a pesquisa que deu origem ao texto aquiapresentado teve como objetivo identificar os fatores intervenientes no abandono da profissão. Considerandoo abandono da docência como um processo que se desenvolve durante o percurso profissionaldo professor, a abordagem metodológica que se mostrou mais adequada foi a das histórias de vida. Ahistória de Estela, uma entre as dezesseis histórias constantes da pesquisa maior, foi coletada por meiode entrevista semiestruturada. Com as análises foram identificados os diversos fatores de satisfação einsatisfação com o magistério e de que forma esses fatores se enredam e se combinam a ponto delevarem à ruptura definitiva dos vínculos estabelecidos com a escola e com o trabalho docente.

Biografía del autor/a

Flavinês Rebolo, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

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Publicado

2013-05-31

Cómo citar

Rebolo, F. (2013). Do mal-estar docente ao abandono da profissão professor: a história de Estela. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (33). Recuperado a partir de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/85

Número

Sección

Artigos