Cotidiano escolar e formação de competência leitora

Autores/as

  • Alda Regina Tognini Romaguera Universidade de Sorocaba

Resumen

O objetivo deste texto é pensar a formação de leitores e ouvintes, especialmente por meio de experiências infantis advindas do espaço formal, escolar, colhidas de uma prática docente no Ensino Fundamental, na sua articulação com a literatura, a linguagem narrativa e a prática de leitura. Contribui para pensar outras possibilidades de falar/escrever, ensinar e aprender na escola, considerando que os diferentes textos e contextos, valorizam outros espaços-tempos e outras práticas. Propomo-nos a refletir a respeito da oralidade e da leitura para observar a influência na produção da escrita abordando princípios que regem a organização e produção de discursos e a relação que se dá entre o/a leitor/a e os coadjuvantes deste processo.

Palavras-chave: Prática docente. Escrita. Leitura.

 

Biografía del autor/a

Alda Regina Tognini Romaguera, Universidade de Sorocaba

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).  Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade de Sorocaba (UNISO), Sorocaba, SP.

Citas

BARTHES, R. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 1996.

BENJAMIN, W. O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: ______. Obras escolhidas. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BORGES, J. L. A Biblioteca de Babel. In: ______. Ficções. São Paulo: Companhia das Letras, p. 69-79, 2007.

ESTÈS, C. P. Mulheres que correm com os lobos - Mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

GAARDER, J. Ei, tem alguém aí? São Paulo: Cia das Letrinhas, 1997.

HOMERO. Odisseia. Tradução de Jaime Bruna. São Paulo: Cultrix, 1997.

KASTRUP, Virgínia. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Campinas, SP: Papirus, 1999.

LARROSA, J. Pedagogia profana - danças, piruetas e mascaradas. Tradução de Alfredo V. Neto. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

ROLNIK, Suely. Geopolítica da cafetinagem. In: SCHÜLER, Fernando; AXT, Gunter (Org.). Brasil contemporâneo. Crônicas de um país incógnito. Porto Alegre: Artes e ofícios, 2006. Disponível em: <http://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/Geopolitica.pdf>. Acesso em: maio 2015.

ROMAGUERA, A. R. T. Oralidade, leitura e escrita: uma experiência a partir do trabalho por projetos. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação.) – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Faculdade de Educação. Campinas, SP.

SARTRE, J. P. As palavras. Tradução de J. Guinsburg. 6. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. p. 30-36.

Publicado

2015-06-26

Cómo citar

Romaguera, A. R. T. (2015). Cotidiano escolar e formação de competência leitora. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (39), p. 103–116. Recuperado a partir de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/822

Número

Sección

Artigos