Algumas reflexões sobre os conceitos de alfabetização e letramento apresentados por professores de educação infantil

Autores/as

  • Maria Angélica Olivo Francisco Lucas Universidade Estadual de Maringá

Resumen

Neste artigo objetivamos analisar conceitos de alfabetização e letramento apresentados por professoras de educação infantil. Apresentamos algumas reflexões acerca da apropriação da linguagem escrita, destacando a relação entre os processos de alfabetização e letramento compreendendo-os, respectivamente como: aprendizagem de habilidades necessárias para os atos de ler e escrever; estado ou condição do sujeito que incorpora práticas sociais de leitura e escrita. Tais reflexões fundamentaram a análise dos conceitos apresentados por professoras de educação infantil. Por fim, consideramos ser também papel da educação infantil enriquecer o processo de letramento das crianças e estimular sua alfabetização, de acordo com as possibilidades e limites desse nível de escolaridade. Isso requer reconhecer que tais processos são indissociáveis e interdependentes, porém distintos. Essa conclusão transportou-nos para a necessidade de repensar a formação inicial e continuada de professores.

Biografía del autor/a

Maria Angélica Olivo Francisco Lucas, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1987), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1999) e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Maringá onde trabalha desde 1997 e atua no Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) desta instituição. Tem experiência na área educacional, tendo atuado como professora de educação infantil e séries inciais do ensino fundamental, orientadora educacional e coordenadora de educação infantil e alfabetização da Secretaria de Educação do Município de Maringá. Atua no Curso de Pedagogia como professora da área de Prática de Ensino, ministrando a disciplina Formação e Ação Docente na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Estagio Curricular Supervisionado. Participa do Grupo de Pesquisa Trabalho Educativo e Escolarização (GENTEE). Desenvolve estudos e pesquisas a respeito dos seguintes temas: alfabetização, letramento, educação infantil e formação de professores. Coordena, desde 1910, o subprojeto Pedagogia/UEM do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência.

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Publicado

2014-11-26

Cómo citar

Lucas, M. A. O. F. (2014). Algumas reflexões sobre os conceitos de alfabetização e letramento apresentados por professores de educação infantil. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (38), p. 69–92. Recuperado a partir de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/794

Número

Sección

Artigos