Concepções tecnológicas e educação: modelagem, complexidade, auto-organização e descentralização
Resumen
O papel da tecnologia nos processos educativos é aqui discutido, tanto do ponto de vista de uma crítica àsua utilização de baixo desempenho pedagógico, bem como pela proposta de novas visões paradigmáticasem educação que sua eficaz aplicação pode proporcionar. Isto é fruto das tendências e descobertas queas fronteiras científicas da complexidade, da auto-organização e da descentralização nos apresentam,e que já se encontram disponíveis em nosso arsenal de planejamento pedagógico e educacional, noformato de processos, técnicas e ferramentas. Considera-se a necessidade de seu envolvimento nas práticaseducativas, do ponto de vista de uma análise crítica da eficácia em sua utilização. Apresentam-sesubsídios que permitam uma real e eficiente utilização da tecnologia na educação, norteada por visõese recursos modernos e inovadores, como forma de crítica às práticas conservadoras que ainda assolama área. Busca-se, ainda, contextualizar o problema por meio de uma revisão de literatura, a partir da qualse procederá à apresentação de ideias provocadoras dentro do tema.
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