Tecnologias sociais e a educação para a práxis ­sociocomunitária

Autores/as

  • Renato Kraide Soffner Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), SP

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.769

Resumen

O presente trabalho trata de revisão e atualização do tema tecnologias sociais do ponto de vista educativo, sendo uma abordagem teórica que propõe futuras atividades práticas de implementação das ideias aqui discutidas, do ponto de vista de educação para a práxis sociocomunitária, suportada pela tecnologia. Pretendemos que este trabalho gere informação significativa para agentes educativos e pesquisadores que queiram dar sequência à investigação do tema, e mesmo sua aplicação. Apresentamos aqui referências avaliativas para ações educacionais que possam ser desenvolvidas por agentes e centros comunitários, ONG’s (organizações não governamentais), sindicatos, partidos políticos, igrejas e educadores sociais, ações estas entendidas como práxis, onde a teoria afeta a prática, num processo de crescimento da pessoa e da comunidade.

Palavras-chave: Tecnologias sociais. Educação. Práxis.

Biografía del autor/a

Renato Kraide Soffner, Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), SP

Doutor em Educação pela UNICAMP. Pesquisador permanente do PPGE do UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo).

Citas

BARLOW, J. P. Declaration of independence of cyberspace. 1996. Disponível em <https://projects.eff.org/~barlow/Declaration-Final.html>

BIJKER, Wiebe E.; HUGHES, Thomas P.; PINCH, Trevor (Org.). The social construction of technological systems: new directions in the sociology and history of technology. Cambridge: MIT Press, 1989.

CASTELLS, M. The rise of the network society. 2. ed. Malden: Blackwell, 2000.

DAVIDSON , C. N.; GOLDBERG, D. T. The future of learning institutions in a digital age. Cambridge: MIT Press, 2009.

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. Novo Hamburgo, RS: Feavale, 2003.

______. Economia solidária como práxis pedagógica. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009.

______. Pedagogia da práxis. 2. ed. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 1998.

GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá (Coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

HEIDEGGER, Martin. The question concerning technology and other essays. New York: Harper & Row, 1977.

LAW, J. Power, action and belief: a new sociology of knowledge? Sociological Review Monograph #32. London: Routledge and Kegan Paul, 1986.

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva. São Paulo: Loyola, 1999.

MACKENZIE, D.; WAJCMAN, J. (Ed.). The social shaping of technology. Milton Keynes: Open University Press, 1985.

MEHRA, B.; MERKEL, C.; BISHOP, A. P. The Internet for empowerment of minority and marginalized users. New Media and Society, 6, p. 781-802, 2004.

WARSCHAUER, M. Technology and social inclusion: rethinking the digital divide. Cambridge: MIT Press, 2004.

Publicado

2014-07-01

Cómo citar

Soffner, R. K. (2014). Tecnologias sociais e a educação para a práxis ­sociocomunitária. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (37), p. 309–319. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.769

Número

Sección

Artigos