O profissional de apoio na rede regular de ensino: a precarização do trabalho com os alunos da Educação Especial

Autores/as

  • Silvia Maria Martins Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), SC

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.763

Resumen

Este artigo apresenta o resultado da pesquisa de Mestrado desenvolvida durante o ano de 2010 e 2011 sobre o trabalho do profissional de apoio em turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental que possuem sujeitos da Educação Especial matriculados nos municípios de Florianópolis e São José. Investigou-se como a atuação destes profissionais tem sido organizada para o atendimento aos sujeitos da Educação Especial nas classes comuns. A partir desta pesquisa, foram evidenciadas as problemáticas existentes neste cargo que agregadas, constituem elementos de um processo de precarização e intensificação do trabalho docente e demonstram, de forma explícita, o modelo de inclusão escolar que está sendo difundido nas políticas nacionais para Educação Especial.

Palavras-chave: Profissional de apoio. Trabalho docente. Educação especial.

Biografía del autor/a

Silvia Maria Martins, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), SC

Professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Mestre em Educação pela mesma universidade.

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Publicado

2014-07-01

Cómo citar

Martins, S. M. (2014). O profissional de apoio na rede regular de ensino: a precarização do trabalho com os alunos da Educação Especial. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (37), p. 227–246. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.763

Número

Sección

Artigos