Necessidades formativas dos professores do ciclo I do Ensino Fundamental de Presidente Prudente, SP: uma contribuição para o desenvolvimento profissional do professor
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.760Resumen
Este estudo tem como objeto as necessidades formativas docentes e tem como objetivo investigar as necessidades formativas dos professores estaduais do ciclo I das escolas do município de Presidente Prudente, SP. A pesquisa teve caráter quanti-qualitativo e, como procedimento metodológico, foi aplicado um questionário para setenta e dois professores. Os resultados obtidos foram analisados a partir de autores que discutem o sentido atual da educação escolar, a formação de professores enquanto desenvolvimento profissional e a colaboração da análise de necessidades de formação como diagnóstico para a o planejamento de ações de formação contínua de professores. A pesquisa possibilitou a elaboração de indicadores de necessidades formativas dos professores pesquisados.
Palavras-chave: Necessidades formativas docentes. Formação e de professores. Função docente.
Citas
GARCIA, Carlos M. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, António (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p. 51-76.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000.
PÉREZ GÓMEZ, Ángel. Autonomia profesional del docente y control democrático de la práctica educativa. In: CONGRESO INTERNACIONAL DE DIDÁCTICA. Volver a pensar la educacion. Madrid: Morata, 1995. p. 339-353.
RODRIGUES, Ângela; ESTEVES, Manuela; A análise de necessidades na formação de professores. Porto: Porto, 1993.
ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Cadernos da Anped, Caxambu, 2006.
SINGER, Paul. Poder, política e educação. Revista Brasileira de Educação, [S.l.], n. 1, p. 5-15, jan./fev./mar./abr. 1996.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente hoje: elementos para um quadro de análise. In: ______. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2007. p.15-54.
TEDESCO, Juan Carlos. O novo Pacto Educativo. São Paulo: Ática, 2004. 150 p.
YAMASHIRO, Carla R. C. Necessidades formativas dos professores do ciclo I do Ensino Fundamental de Presidente Prudente – SP. 2008. 176f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista , Presidente Prudente, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.