O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: elementos para uma reflexão sobre a prática pedagógica
Resumen
Neste artigo, são apresentadas algumas reflexões sobre o ensino de Ciências desenvolvido nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dados de pesquisa são apresentados visando problematizar os objetivos dessa educação científica e as peculiaridades da formação de professores para este segmento da educação escolar. A articulação da “História da Ciência e ensino de Ciências” como também a “Abordagem temática” são apresentadas como alternativas que podem contribuir para uma educação científica dialógica e problematizadora. Argumenta-se que, embora essas alternativas não representem uma solução para todos os problemas enfrentados pelo ensino de Ciências nos anos iniciais, ambas têm uma contribuição importante a dar.
Citas
BASTOS, Fernando. História da Ciência e ensino de Biologia: a pesquisa médica sobre a febre amarela (1881-1903). 1998. 212p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.
BATISTA, Irinéa L.; ARAMAN, Eliane M. O. Uma abordagem histórico-pedagógica para o ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 8, n. 2, 2009.
BIZZO, Nélio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Ática, 1998.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
BRITO, Néli S. Quadros. A Biologia e a História da disciplina ensino de Ciências nos currículos do curso de Pedagogia da UFSC (1960 – 1990). 2010. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
CAPES/UFRN. Projeto Ensino de Ciências a Partir de Problemas da Comunidade. Natal: Departamento de Educação, UFRN, 1984.
CARVALHO, Ana Maria P.; LIMA, M. C. B. Exercício de raciocínio em três linguagens: ensino de Física nas Séries Iniciais. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 7. Programas e Resumos... Florianópolis: SBF, 2000.
CARVALHO, Anna M. P.; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de Ciências. São Paulo: Cortez, 2001.
DAL PIAN, Maria C. et al. O ensino de Ciências e cidadania. In: Em Aberto, Brasília, n. 55, p. 49-56, 1992.
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José. A. Metodologia do ensino de Ciências. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
DELIZOICOV, Demétrio et al. Sociogênese do conhecimento e pesquisa em ensino: contribuições a partir do referencial fleckiano. Caderno Brasileiro do Ensino de Física, v. 19, número especial, p. 52-69, 2002.
DELIZOICOV, Demétrio. Problemas e problematizações. In: PIETROCOLA, Maurício (Org.). Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2006.
______. La Educación en Ciencias y la Perspectiva de Paulo Freire. ALEXANDRIA - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 1, n. 2, p. 37-62, jul. 2008.
______. Ensino de Física no Curso Magistério do 2º grau. In: SIMPÓSIO NACIONAL DO ENSINO DE FÍSICA, 10., Londrina, 1993. Atas… SBF, 1993.
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José A.; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
DELIZOICOV, Nadir Castilho. Educação em Ciência e cidadania: o professor do ensino fundamental – anos iniciais. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL – ANPED-SUL, 7. Anais… 2008. CD ROM, p. 1-15,
______. Ensino do sistema sanguíneo humano: a dimensão histórico-epistemológica. In: SILVA, Cibelle C. Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para a aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006.
DELIZOICOV, Nadir Castilho; CARNEIRO, Maria Helena S.; DELIZOICOV, Demétrio. O movimento do sangue no corpo humano: do contexto da produção do conhecimento para o do seu ensino. Ciência & Educação, v. 10, n. 3, p. 443-460, 2004.
DELIZOICOV, Nadir Castilho; LOPES, Anemari R. L. V.; ALVES, B. D. Ciências Naturais nas Séries Iniciais: características e demandas no ensino de Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5., Bauru, SP, 2005. Anais… Bauru, 2005.
DORZIAT, Ana. A formação de professores e sua relação com a prática docente nas séries iniciais do Ensino Fundamental: depoimento de professoras-alunas. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 12., Curitiba, 2004. Anais…. Curitiba. PR: Champagnat, 2004. p. 8216-8230.
FERRARI, Nadir; SCHEID, Neusa M. J. História do DNA e educação científica. In: SILVA, Cibelle C. Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para a aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006.
FLECK, L. La Génesis y el Desarrollo de un Hecho Científico. Madrid: Alianza Editorial, 1986.
FRACALANZA, Hilário; AMARAL, Ivan A.; GOUVEIA, Mariley S. F. O ensino de Ciências no primeiro grau. São Paulo: Atual, 1986.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1987.
FREITAS, Deisi S. et al. A literatura infantil no ensino de Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 12., Curitiba, 2004. Anais… Curitiba, PR: Champagnat, 2004. p. 719-740.
FRIZZO, M. N.; MARIN, E. B. O ensino de Ciências nas séries iniciais. Ijuí: UNIJUÍ, 1989.
FUMAGALLI, Laura. O ensino de Ciências naturais no nível fundamental de educação formal: argumentos a seu favor. In: WEISSMANN, Hilda (Org.). Didática das Ciências Naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
GEPECISC. Banco de dados de fontes bibliográficas para o ensino de Ciências. Florianópolis: CED/UFSC, 1996.
GOUVÊA, Guaracira; LEAL, Maria C. Alfabetização científica e tecnológica e os museus de Ciência. In: GOUVÊA, Guaracira; MARANDINO, Marta; LEAL, Maria C. (Org.). Educação e museu – a construção social do caráter educativo dos museus de ciência. Rio de Janeiro: ACCES, 2003.
KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das Ciências. São Paulo: Edusp, 1987.
LEITE, R, C. M.; FERRARI, N.; DELIZOICOV, D. A História das leis de Mendel na perspectiva fleckiana. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, 1(2): 97-108, 2001.
LIBÂNEO, José Carlos; PIMENTA, Selma Garrido. Formação dos profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002.
LIBÂNEO, José Carlos. Ainda as perguntas: o que é pedagogia, quem é o pedagogo, o que deve ser o curso de Pedagogia. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002.
LIMA, Maria E. C. Castro; MAUÉS, Ely. Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de Ciências das crianças. ENSAIO, v. 8, n. 2, 2006.
LOPES JR., Jair et al. Caracterização de práticas educativas no ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: elementos para implementação de propostas de intervenção. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 12, Curitiba, 2004. Anais… Curitiba, PR: Champagnat, 2004. p. 3351-3365.
LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Revista Ensaio, v. 3, n. 1, 2001.
MARANDINO, Marta. O conhecimento biológico nas exposições dos museus de Ciências: análise do processo de construção do discurso expositivo. 2001. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
MATTHEWS, Michael R. História, Filosofia e ensino de Ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164-214, dez. 1995.
MEC/FAE/PNLD. Definição de critérios para a avaliação de livros didáticos de 1ª a 4ª séries. Brasília: FAE, 1994.
MENDES SOBRINHO, José Augusto C. Ensino de Ciências e formação de professores: na Escola Normal e no Curso de Magistério. 1998. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998.
MOHR, Adriana. A saúde na escola: análise de livros didáticos de 1ª a 4ª séries. 1994. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Estudos Avançados em Educação, FGV, Rio de Janeiro, 1994.
MONTEIRO, M. T. F. Ciências na Alfabetização. In: Universidade e Aprendizado Escolar de Ciências. Projeto USP/BID, Formação de Professores de Ciências 1990-1993. São Paulo: USP/CECAE, 1993.
MORAIS, Roque. Ciências para as Séries Iniciais e alfabetização. Porto Alegre: Sagra DC Luzzatto, 1995.
MORENO Eduardo R.; GATICA, Mario Q. Caracterización de las concepciones epistemológicas del profesorado de Biología en ejercicio sobre La naturaleza de la ciência. In: Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 9, n. 1, p. 111-124, 2010.
PAIXÃO, M.; CACHAPUZ, A. La Enseñanza de las Ciencias y la Formación de Profesores de Enseñanza Primaria para la Reforma Curricular: de la Teoria a la Práctica. Enseñanza de lãs Ciencias, v. 17, n. 1, p. 69-77, 1999.
PERNAMBUCO, Marta Maria et al. Saúde – material de apoio. Natal: Ed. Universitária UFRN, 1985.
______. Projeto ensino de Ciências a partir de problemas da comunidade. In: Seminário CIÊNCIA INTEGRADA E/OU INTEGRAÇÃO ENTRE AS CIÊNCIAS: TEORIA E PRÁTICA. Atas... Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1988.
PONTUSCHKA, N. (Org.). Ousadia no diálogo – interdisciplinaridade na escola pública. São Paulo: Edições Loyola, 1993.
PRAIA, João; GIL-PÉREZ, Daniel; VILCHES, Amparo. O papel da natureza da Ciência na educação para a cidadania. Ciência & Educação, v. 13, n. 2, p. 141-156, 2007.
PRETTO, Nelson D. Luca. Os livros de ciências de 1ª a 4ª séries do 1º grau. 1983. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1983.
ROSA, Daniela C. Textos de divulgação científica nas Séries Iniciais: um caminho para alfabetização científico-tecnolópgica de crianças. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2002.
SCHEID, Neusa M. J. A contribuição da história da Biologia na formação inicial de professores de Ciências Biológicas. 2006. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
SILVA, A. F. G. da. A construção do currículo na perspectiva popular crítica: das falas significativas às práticas contextualizadas. 2004. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
SILVA, Aparecida de F. A da. Ensino e aprendizagem de Ciências nas séries iniciais: concepções de um grupo de professoras em formação. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
SLONGO, Ione Ines Pinsson; DELIZOICOV, Demétrio. Reprodução Humana: Abordagem Histórica na Formação dos Professores de Biologia. Contrapontos, Univali, v. 3, p. 435-447, 2003.
SNYDERS, George. A alegria na escola. São Paulo: Manole, 1998.
VALLE, M.; MIRANDA, H. T. Ciências e linguagem. In: Universidade e Aprendizado Escolar de Ciências - Projeto USP/BID. Formação de Professores de Ciências 1990-1993. São Paulo: USP/CECAE, 1993.
VAZ, Antônio. Saber estratégico de professores primários: pesquisa crítica em ensino de Ciências. Pró-Proposições, v. 7, n. 1 [9], p. 103-112, 1996.
WEISSMANN, H. (Org.). Didática das Ciências Naturais - contribuições e reflexões. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.