O processo de objetivação nas representações sociais de escola para crianças

Autores/as

  • Taynah de Brito Barra Nova Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE) - Unidade Acadêmica de Garanhuns
  • Laeda Bezerra Machado Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE)

Resumen

As representações são explicações da realidade, criadas mediante dois processos: objetivação e ancoragem. Neste artigo discute-se o processo de objetivação partir de uma pesquisa sobre as representações sociais de escola entre crianças. Participaram da investigação 60 crianças de escolas municipais de Recife-PE. A análise de conteúdo guiou a interpretação dos dados, coletados através da entrevista e desenho. Os resultados revelaram no processo de objetivação da representação de escola o mascaramento de alguns elementos e acentuação de outros. O núcleo figurativo dessa representação apresentou duas faces: vida melhor, reservada aos escolarizados e condição de subalternidade, reservada aos não escolarizados. Para as crianças, a escola está objetivada como fonte de superação das adversidades e reconhecimento social.

Biografía del autor/a

Taynah de Brito Barra Nova, Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE) - Unidade Acadêmica de Garanhuns

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Assistente da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE - Unidade Acadêmica de Garanhuns

Laeda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Associado I do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq

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Publicado

2014-11-25

Cómo citar

Barra Nova, T. de B., & Machado, L. B. (2014). O processo de objetivação nas representações sociais de escola para crianças. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (38), p. 93–106. Recuperado a partir de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/746

Número

Sección

Artigos