Educação e diversidade cultural nos periódicos InterMeio e Série-Estudos

Autores/as

  • Fernanda Ros Ortiz UFMS
  • Jacira Helena Valle Pereira UFMS

Resumen

Este artigo apresenta uma análise panorâmica das produções acadêmicas na temática “Educação e Diversidade Cultural”, publicadas em dois periódicos pertencentes aos dois primeiros Programas de Pós-graduação em Educação, no Mato Grosso do Sul, a saber: InterMeio, da UFMS, e Série-Estudos, da UCDB. Do ponto de vista metodológico, realizaram-se buscas com emprego de palavras-chave na temática da diversidade cultural. Organizamos o mapeamento destas, focalizando frequência, categorias, metodologias e concepções adotadas. Em síntese, foi possível compreender como as produções apresentam reflexões sobre a pluralidade no contexto escolar, embora, em consideração às pertenças étnico-culturais do referido estado, as produções sejam tímidas.

Palavras-chave

Diversidade cultural. Educação. Periódicos.

Biografía del autor/a

Fernanda Ros Ortiz, UFMS

Mestranda em educação. PPGEdu/UFMS, Campo Grande, MS.

Jacira Helena Valle Pereira, UFMS

Doutora em educação. UFMS, Campo Grande, MS.

Citas

ALMEIDA, Carina Elisabeth Maciel de; BITTAR, Mariluce; CORDEIRO, Maria José de Jesus Alves. Política de cotas para negros na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – um estudo sobre os fatores da permanência. Série-Estudos, Campo Grande, n. 24, jul./dez. 2007.

ALVES, Gilberto Luiz. Relação educação, identidade e cultura na sociedade contemporânea: uma provocação acerca da necessidade de rigor teórico na atividade científica. InterMeio, Campo Grande, v. 13, n. 26, 2007.

BACKES, José Licínio. História escolar no Brasil: uma história etnocêntrica. Série-Estudos, Campo Grande, n. 15 jan./jun. 2003.

BARREIROS, Débora Raquel Alves; FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres. As múltiplas dimensões de uma política-prática curricular: o caso da multieducação na cidade do Rio de Janeiro. InterMeio, Campo Grande, v. 13, n. 26, 2007.

BRAND, Antonio. Autonomia e globalização, temas fundamentais no debate sobre Educação Escolar Indígena no contexto do MERCOSUL. Série-Estudos, Campo Grande, n. 7, abr. 1999.

______. Educação escolar indígena: o desafio da interculturalidade e da equidade. Série-Estudos, Campo Grande, n. 12, jul./dez. 2001.

CANEN, Ana. Práticas educativas e identidade/diferença negra: pensando em desafios e caminhos multiculturais. Série-Estudos, Campo Grande, n. 22, jul./dez. 2006.

CENTENO, Carla Villamaina. Trabalho e educação nos ervais de Mato Grosso (1870-1930).
InterMeio, Campo Grande, v. 9, n. 18, 2003.

DAMIÃO, Flávia de Jesus. O desenho infantil e as relações étnico-raciais na educação infantil: uma discussão necessária? Série-Estudos, Campo Grande, n. 22, jul./dez. 2006.

FIGUEIREDO, Luciana Araújo; PEREIRA, Jacira Helena do Valle. Educação, identidade e infância negra. Série-Estudos, Campo Grande, n. 22, jul./dez. 2006.

FOGAÇA, Azuete. Educação e identidade negra. Série-Estudos, Campo Grande, n. 22, jul./dez. 2006.

GARRIDO, Sonia Vasquez. Interculturalidad: desafíos a la acción educativa. Série-Estudos, Campo Grande, n. 19, jan./jun. 2005.

KREUTZ, Lúcio. Diferenças étnicas e educação intercultural: a partir de que entendimento de etnicidade? Série-Estudos, Campo Grande, n. 15, jan./jun. 2003.

LEITE, Carlinda; PACHECO, Natércia. Os dispositivos pedagógicos na educação inter/multicultural. InterMeio, Campo Grande, v. 14, n. 27, 2008.

LUNARDI, Geovana Mendonça. O que significa ser diferente na escola? As diferenças no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais. InterMeio, Campo Grande, v. 12, n. 24, 2006.

MAIA, Suzanir Fernanda; MARQUES, Eugenia Portela de Siqueira. Ações afirmativas e a política de cotas: uma análise do Programa Universidade Para Todos - PROUNI a inserção de negros na universidade. Série-Estudos, Campo Grande, n. 22, jul./dez. 2006.

MANGOLIM, Olívio. Espaço e vida dos índios Terena da Aldeia Limão Verde. Série-Estudos, Campo Grande, n. 5, 1997.

MARCON, Telmo. Escrita e oralidade: cultura e linguagem na formação de professores indígenas. Série-Estudos, Campo Grande, n. 15, jan./jun. 2003.

MIRANDA, Mariza Santos. 1924 - Educação e presença alemã no Sul de Mato Grosso. InterMeio, Campo Grande, v. 5/7, n. 9/13, 1999/2001.

NASCIMENTO, Adir Casaro. Língua indígena na escola: recolonização ou autonomia? Série-Estudos, Campo Grande, n. 15, jan./jun. 2003.

PEREIRA, Jacira Helena do Valle. A especificidade de formação de professores em Mato Grosso do Sul: limites e desafios no contexto da fronteira internacional. InterMeio, Campo Grande, v. 15, n. 29, 2009.

ROSSATO, Veronice Lovato. A poética do espaço Kaiowá. Série-Estudos, Campo Grande, n. 13, jan./jun. 2002.

SIGRIST, Marlei; TAURO, David Victor-Emanuel. Mestres do sagrado: a tradição da Festa do Divino na Pontinha do Cocho e a educação. InterMeio, Campo Grande, v. 4, n. 8, 1998.

SILVA, Alice Felisberto da. Educação e diversidade cultural: uma visão panorâmica em documentos nacionais e internacionais. 2006. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2006.

SILVA, Rosa Helena Dias da. Cultura e cidadania: um olhar sobre a questão indígena hoje. Série-Estudos, Campo Grande, n. 22, jul./dez. 2006.

SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T. da. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

STRECK, Danilo Romeu. Práticas educativas e movimentos sociais na América Latina: aprender nas fronteiras. Série-Estudos, Campo Grande, n. 22, jul./dez. 2006.

VALENTE, Ana Lúcia Eduardo Farah. A “má vontade antropológica” e as cotas para negros nas universidades (ou usos e abusos da antropologia na pesquisa educacional II: quando os antropólogos desaprendem). InterMeio, Campo Grande, v. 12, n. 24, 2006.

­­­­______. As políticas de ação afirmativa e o obstáculo epistemológico. InterMeio, Campo Grande, v. 8, n. 15, 2002.

______. Educação e diversidade cultural: um desafio da atualidade. São Paulo: Moderna, 1999.

______. Educação e diversidade cultural: algumas reflexões sobre a LDB. InterMeio, Campo Grande, v. 2, n. 4, 1996.

Publicado

2013-12-17

Cómo citar

Ortiz, F. R., & Pereira, J. H. V. (2013). Educação e diversidade cultural nos periódicos InterMeio e Série-Estudos. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (36). Recuperado a partir de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/714

Número

Sección

Artigos