Educação e diversidade cultural nos periódicos InterMeio e Série-Estudos
Resumen
Este artigo apresenta uma análise panorâmica das produções acadêmicas na temática “Educação e Diversidade Cultural”, publicadas em dois periódicos pertencentes aos dois primeiros Programas de Pós-graduação em Educação, no Mato Grosso do Sul, a saber: InterMeio, da UFMS, e Série-Estudos, da UCDB. Do ponto de vista metodológico, realizaram-se buscas com emprego de palavras-chave na temática da diversidade cultural. Organizamos o mapeamento destas, focalizando frequência, categorias, metodologias e concepções adotadas. Em síntese, foi possível compreender como as produções apresentam reflexões sobre a pluralidade no contexto escolar, embora, em consideração às pertenças étnico-culturais do referido estado, as produções sejam tímidas.
Palavras-chave
Diversidade cultural. Educação. Periódicos.
Citas
ALMEIDA, Carina Elisabeth Maciel de; BITTAR, Mariluce; CORDEIRO, Maria José de Jesus Alves. Política de cotas para negros na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – um estudo sobre os fatores da permanência. Série-Estudos, Campo Grande, n. 24, jul./dez. 2007.
ALVES, Gilberto Luiz. Relação educação, identidade e cultura na sociedade contemporânea: uma provocação acerca da necessidade de rigor teórico na atividade científica. InterMeio, Campo Grande, v. 13, n. 26, 2007.
BACKES, José Licínio. História escolar no Brasil: uma história etnocêntrica. Série-Estudos, Campo Grande, n. 15 jan./jun. 2003.
BARREIROS, Débora Raquel Alves; FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres. As múltiplas dimensões de uma política-prática curricular: o caso da multieducação na cidade do Rio de Janeiro. InterMeio, Campo Grande, v. 13, n. 26, 2007.
BRAND, Antonio. Autonomia e globalização, temas fundamentais no debate sobre Educação Escolar Indígena no contexto do MERCOSUL. Série-Estudos, Campo Grande, n. 7, abr. 1999.
______. Educação escolar indígena: o desafio da interculturalidade e da equidade. Série-Estudos, Campo Grande, n. 12, jul./dez. 2001.
CANEN, Ana. Práticas educativas e identidade/diferença negra: pensando em desafios e caminhos multiculturais. Série-Estudos, Campo Grande, n. 22, jul./dez. 2006.
CENTENO, Carla Villamaina. Trabalho e educação nos ervais de Mato Grosso (1870-1930).
InterMeio, Campo Grande, v. 9, n. 18, 2003.
DAMIÃO, Flávia de Jesus. O desenho infantil e as relações étnico-raciais na educação infantil: uma discussão necessária? Série-Estudos, Campo Grande, n. 22, jul./dez. 2006.
FIGUEIREDO, Luciana Araújo; PEREIRA, Jacira Helena do Valle. Educação, identidade e infância negra. Série-Estudos, Campo Grande, n. 22, jul./dez. 2006.
FOGAÇA, Azuete. Educação e identidade negra. Série-Estudos, Campo Grande, n. 22, jul./dez. 2006.
GARRIDO, Sonia Vasquez. Interculturalidad: desafíos a la acción educativa. Série-Estudos, Campo Grande, n. 19, jan./jun. 2005.
KREUTZ, Lúcio. Diferenças étnicas e educação intercultural: a partir de que entendimento de etnicidade? Série-Estudos, Campo Grande, n. 15, jan./jun. 2003.
LEITE, Carlinda; PACHECO, Natércia. Os dispositivos pedagógicos na educação inter/multicultural. InterMeio, Campo Grande, v. 14, n. 27, 2008.
LUNARDI, Geovana Mendonça. O que significa ser diferente na escola? As diferenças no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais. InterMeio, Campo Grande, v. 12, n. 24, 2006.
MAIA, Suzanir Fernanda; MARQUES, Eugenia Portela de Siqueira. Ações afirmativas e a política de cotas: uma análise do Programa Universidade Para Todos - PROUNI a inserção de negros na universidade. Série-Estudos, Campo Grande, n. 22, jul./dez. 2006.
MANGOLIM, Olívio. Espaço e vida dos índios Terena da Aldeia Limão Verde. Série-Estudos, Campo Grande, n. 5, 1997.
MARCON, Telmo. Escrita e oralidade: cultura e linguagem na formação de professores indígenas. Série-Estudos, Campo Grande, n. 15, jan./jun. 2003.
MIRANDA, Mariza Santos. 1924 - Educação e presença alemã no Sul de Mato Grosso. InterMeio, Campo Grande, v. 5/7, n. 9/13, 1999/2001.
NASCIMENTO, Adir Casaro. Língua indígena na escola: recolonização ou autonomia? Série-Estudos, Campo Grande, n. 15, jan./jun. 2003.
PEREIRA, Jacira Helena do Valle. A especificidade de formação de professores em Mato Grosso do Sul: limites e desafios no contexto da fronteira internacional. InterMeio, Campo Grande, v. 15, n. 29, 2009.
ROSSATO, Veronice Lovato. A poética do espaço Kaiowá. Série-Estudos, Campo Grande, n. 13, jan./jun. 2002.
SIGRIST, Marlei; TAURO, David Victor-Emanuel. Mestres do sagrado: a tradição da Festa do Divino na Pontinha do Cocho e a educação. InterMeio, Campo Grande, v. 4, n. 8, 1998.
SILVA, Alice Felisberto da. Educação e diversidade cultural: uma visão panorâmica em documentos nacionais e internacionais. 2006. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2006.
SILVA, Rosa Helena Dias da. Cultura e cidadania: um olhar sobre a questão indígena hoje. Série-Estudos, Campo Grande, n. 22, jul./dez. 2006.
SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T. da. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
STRECK, Danilo Romeu. Práticas educativas e movimentos sociais na América Latina: aprender nas fronteiras. Série-Estudos, Campo Grande, n. 22, jul./dez. 2006.
VALENTE, Ana Lúcia Eduardo Farah. A “má vontade antropológica” e as cotas para negros nas universidades (ou usos e abusos da antropologia na pesquisa educacional II: quando os antropólogos desaprendem). InterMeio, Campo Grande, v. 12, n. 24, 2006.
______. As políticas de ação afirmativa e o obstáculo epistemológico. InterMeio, Campo Grande, v. 8, n. 15, 2002.
______. Educação e diversidade cultural: um desafio da atualidade. São Paulo: Moderna, 1999.
______. Educação e diversidade cultural: algumas reflexões sobre a LDB. InterMeio, Campo Grande, v. 2, n. 4, 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.