As políticas sociais e a “nova estratégia” de educação integral no Brasil

Autores/as

  • Katharine Ninive Pinto Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Jamerson Antonio Almeida Silva Universidade Federal de Pernambuco

Resumen

O trabalho analisa o Programa Mais Educação, como “nova estratégia” do governo federal para promoção da educação integral, focalizando as funções sociais atribuídas aos programas esportivos, artísticos e recreativos realizados no contraturno escolar, como forma de “ocupação” do “tempo livre” de crianças e jovens do ensino fundamental. Também analisa os espaços e os equipamentos disponibilizados para tais ações, considerando-os indicadores de efetividade da proposta de criação de territórios educativos. Trata de alguns dos resultados de pesquisa financiada pelo CNPq. Tais resultados revelam que, sob o discurso de promover a educação integral, a escola pública brasileira vem ampliando suas responsabilidades, diminuindo a escolarização e aumentando o disciplinamento da pobreza.

Palavras-chave

Educação Integral. Políticas Sociais. Avaliação de Políticas Públicas.

Biografía del autor/a

Katharine Ninive Pinto Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal de Pernambuco.

Jamerson Antonio Almeida Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal de Pernambuco.

Citas

ALGEBAILE, Eveline Bertino. Escola pública e pobreza no Brasil – ampliação para menos. Rio de Janeiro: Lamparina / FAPERJ, 2009.

BRASIL. Site da SECAD/ME. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2908&Itemid=816>. Acesso em: 2013.

______. Decreto n. 7083, de 27 de janeiro de 2010. Dispõe sobre o Programa Mais Educação, 2010.

______. Manual de Educação Integral para obtenção de apoio financeiro por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE, 2008.

______. Resolução/ FNDE/ n. 43, de 14 de outubro de 2008. Referente ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), 2008.

______. PEC 134/2007. Proposta de Emenda à Constituição, 2007.

______. Portaria Interministerial n. 17, de 24 de abril de 2007.

______. Portaria Interministerial n. 19, de 24 de abril de 2007.

______. Resolução/ CD/ FNDE/ n. 052, de 25 de outubro de 2004. Dispõe sobre a criação do Programa Escola Aberta: Educação, Cultura, Esporte e Trabalho para a Juventude.

______. Lei n. 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências, 2001.

______. Lei n. 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional, 1996.

______. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da Unesp (FEU), 1999.

DUMAZEDIER, Jofre. Sociologia Empírica do Lazer. Tradução de Silvia Mazza e J. Guinsberg. São Paulo: Perspectiva; SESC, 1999.

FREITAS, L. C. Eliminação adiada: o ocaso das classes populares no interior da escola e a ocultação da (má) qualidade do Ensino. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100 - Especial, p. 965-987, out. 2007.

GANDINI, Raquel C. Tecnocracia, capitalismo e educação em Anísio Teixeira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.

INEP/MEC. Resumo técnico do Censo Escolar da Educação Básica 2011. Brasília, 2012.

LÁZARO, André. Palestra proferida durante Audiência Pública realizada em 11 de maio de 2010.

MARCELLINO, N. C. Lazer e educação. 3. ed. Campinas: Papirus, 1995.

PUIG, J. M.; TRILLA, J. Pedagogia do ócio. Porto Alegre: Artmed, 2004.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil (1930/1973). Petrópolis, RJ: Vozes, 1978.

SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. 21. ed. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1989.

WAICHMAN, P. Tempo livre e recreação: um desafio pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 1997.

Publicado

2013-12-17

Cómo citar

Silva, K. N. P., & Silva, J. A. A. (2013). As políticas sociais e a “nova estratégia” de educação integral no Brasil. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (36). Recuperado a partir de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/700

Número

Sección

Artigos