A ação pedagógica do professor universitário - reflexões sobre o ensino superior em Campo Grande-MS
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i11.593Resumen
Esta pesquisa analisou a prática pedagógica desenvolvida na Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP) através da visão que os alunos têm da atuação, em sala de aula, dos seus professores. Para isso, aplicamos, a uma amostra dos cursos de geografia, engenharia civil, engenharia de agrimensura e de agronomia, um questionário composto de 18 itens descritivos de atributos que podem ser apresentados pelo professor em sala de aula. A análise das respostas aos questionários revelou dados interessantes, que podem contribuir para uma abordagem mais realista do ensino de 3º grau.
Citas
ABREU, Maria Célia T. de. O professor universitário em aula prática e princípios
teóricos. São Paulo: Cortez, 1982.
ANDRÉ, Marli. O papel da pesquisa na articulação entre saber e prática docente. VII
ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. Goiania: 1994-296.
BECKER, Fernando. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. Petrópolis: Vozes, 1993.
CUNHA, Maria Izabel da. O bom professor e sua prática. Campinas: Papirus, 1989.
_____. A relação professor-aluno. In: Repensando a didática. Campinas: Papirus, 1988.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A formação e profissionalização do educador frente aos novos desafios. VIII ENDIPE, Florianópolis: 1996
GRÍGOLI, Josefa A.G. A sala de aula na universidade na visão de seus alunos: um estudo sobre a prática pedagógica na universidade. São Paulo, 1990. Tese (Doutorado) - PUC.
KEUNZER, Acácia Z. A formação de educadores: novos desafios para as faculdades de educação VIII ENDIPE. Florianópolis, 1996.
NÓVOA, Antônio. O passado e o presente dos professores. In: _____. (org.). Profissão
professor. Porto – Portugal: Porto Editora, 1991.
_____. Formação de professores e profissão docente. In: _____.(org.). Os
professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
PESSANHA, José Américo. Filosofia e modernidade: racionalidade, imaginação e
ética. ANPED, seleção n. 4, 1993.
PIMENTEL, M. da Glória. O professor em construção. Campinas: Papirus, 1993.
SANTOS, Luiz G. R. A qualidade no ensino superior e o processo pedagógico. Ciência
e Cultura, Curitiba, V. 1, n. 1, 1994.
VASCONCELOS, Maria L.M.C. A formação do professor de terceiro grau. São Paulo:
Pioneira, 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.