Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: a definição de sistema nacional de educação
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i11.592Resumen
Este artigo trata de um dos aspectos conflituosos do processo de elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no período compreendido entre 1988 a 1996, ou seja, a definição de Sistema Nacional de Educação, mostrando as alterações da concepção desse Sistema, expressas nos projetos, no decorrer da tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, até a aprovação final da Lei nº 9394/96.
Citas
ABREU, M. A tramitação do projeto de LDB no congresso nacional a partir de dezembro de 1992. Educação e Sociedade. Campinas,SP: CEDES/Papirus, n.42, p. 368-78, ago. 1992. ANDERSON, P. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, Emir, GENTILI, Pablo (Org.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o estado democrático. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
BRASIL. Constituição República Federativa do Brasil. Senado Federal. Centro Gráfico, Brasília, 1988.
________. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados. Regimento Interno da Câmara dos Deputados. Resolução n. 17, de 1989. Brasília: Coordenação de Publicações, 1989.
________. Congresso Nacional. Lei nº 9.131 - 24 nov. 1995. Altera dispositivos da Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961 e dá outras providências. In: Diário Oficial da União, Ano CXXXIII, nº 225-A, 25 nov. 1995.
________. Lei nº 9.394 - 20 dez. 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. In: Diário Oficial da União. Ano CXXXIV, nº 248, 23 dez. 1996.
CÂMARA DOS DEPUTADOS. Projeto de Lei 1.258/88. Deputado Octávio Elísio. In: Diário do Congresso Nacional, Suplemento ao nº 175, 25 jan. 1991.
________. Projeto de Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 2º substitutivo do relator. Deputado Jorge Hage. Brasília, s. d.
________.Comissão de Educação, Cultura e Desporto. Relatório projeto de LDB. Deputado Jorge Hage. Brasília, 28 jun. 1990.
________. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Redação final ao projeto de lei nº 1258-C, que fixa diretrizes e bases da educação nacional. Brasília , 1993.
CURY, C. R. J. A nova lei de diretrizes e bases e suas implicações nos estados e municípios: o sistema nacional de educação. Educação & Sociedade, n. 41, p. 186-201, São Paulo: Papirus - CEDES, abr. 1992.
DEBRUN, M. A conciliação e outras estratégias. São Paulo: Brasiliense, 1983.
DIÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. Brasília, Congresso Nacional: 9.12.96, 18.12.96.
FERNANDES, F. Diretrizes e bases: conciliação aberta. Educação & Sociedade. São Paulo: Vértice – CEDES, n. 36, p. 142-149, ago. 1990.
FIORI, J.L. Os moedeiros falsos. Petrópolis: Vozes, 1998.
GRAMSCI, A. Maquiavel, a política e o estado moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984.
________. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.
.NOGUEIRA, M A.. Para uma governabilidade democrática progressiva. In: LUA NOVA, n. 36, São Paulo: CEDEC, p. 105-128, 1995.
ROCHA, M. Z. B. O embate político no processo de elaboração da lei de diretrizes e bases da educação nacional – 1988/1993 . Brasília, Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, 1993 (Dissertação de Mestrado).
SADER, Emir. O anjo torto: esquerda (e direita) no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1995.
________ Poder, estado e hegemonia. In: Emir Sader et al. O Brasil do real. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1996.
SAVIANI, D. Política e educação no Brasil: o papel do congresso nacional na legislação do ensino. São Paulo: Cortez - Autores Associados, 1987.
________. Contribuição à elaboração da nova LDB: um início de conversa. ANDE, n. 13, p. 5-14, 1988.
________ Análise do substitutivo ao projeto de lei de diretrizes e bases da educação nacional. In: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: texto aprovado na Comissão de Educação Cultura e Desporto com comentários de Dermeval Saviani et al. São Paulo: Cortez - ANDE, p. 103-116, 1990.
OLIVEIRA, F. O surgimento do antivalor. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n. 22, p. 8-28, out. 1988.
________. Um governo de (contra) reformas. In: Emir Sader et al. O Brasil do real. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1996.
OLIVEIRA. R.T.C. A LDB e o contexto nacional: o papel dos partidos políticos na elaboração dos projetos - 1988 a 1996. Campinas, SP, FE - Universidade Estadual de Campinas, 1997 (Tese de Doutorado).
SENADO FEDERAL. Projeto de lei nº 101/93 que fixa diretrizes e bases da educação nacional, 1993.
SENADO FEDERAL. Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Parecer do senador Darcy Ribeiro, 1995.
________. Parecer 250/94. In: Diário do Congresso Nacional, 6 dez. 1996.
________. Comissão Diretora. Parecer 72/96. Redação final do substitutivo do Senado ao projeto de lei da Câmara nº 101, de 1993. In: Diário do Senado Federal, 1º de mar. de 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.