Políticas de avaliação em larga escala e a questão da inovação educacional
Resumen
Neste texto discutem-se as políticas de avaliação em larga escala no âmbito das políticas educacionaisbrasileiras, retratando como as avaliações se tornaram o carro chefe das ações políticas em educação,marcadas por uma perspectiva produtivista e vinculada às pressões dos organismos internacionais. Comtal perspectiva, instalou-se um modelo gerencialista que se baseia nos resultados do rendimento escolardos alunos, medidos por testes em larga escala, utilizados como indicadores da qualidade de ensinoe como forma de controle da educação nacional. Nesse sentido, dificilmente pode-se falar em caráterinovador dessas avaliações.
Citas
AFONSO, A. J. Avaliação educacional: regulação e emancipação. São Paulo: Cortez, 2000.
GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. S.; ANDRÉ, M. E. D. A. Políticas docentes no Brasil: um estado da
arte. Brasília: UNESCO, 2011.
KLEIN, R. Uma re-análise dos resultados do PISA: problemas de comparabilidade. Ensaio: Avaliação
e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 73, p. 717-768, dez. 2011.
INEP/MEC. Prêmio de Inovação em Gestão Educacional, Documentos, 2008.
RAVELA, P. et al. Hacia donde y como avanzar en la evaluación de aprendizages en América
Latina. Umbral 2000, Digital n. 3, mayo, 2000. Disponível em: <www. reduc.cl>.
WERLE, F. O. C. Políticas de avaliação em larga escala na educação básica: do controle de
resultados à intervenção nos processos de operacionalização do ensino. Ensaio: Avaliação e
Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 73, p. 769-792, out./dez. 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.