A Prática pedagógica docente e a formação de professores

Autores/as

  • Josefa A. G. Grigoli Universidade Católica Dom Bosco
  • Leny R. M. Teixeira Universidade Católica Dom Bosco

Resumen

O presente artigo analisa as contradições presentes no ideário pedagógico que embasa o ensino tradicional e renovado, expressas nas práticas pedagógicas dos professores, procurando examinar a parcela de responsabilidade do processo de formação dos docentes nesse quadro.

Biografía del autor/a

Josefa A. G. Grigoli, Universidade Católica Dom Bosco

Doutora em Psicologia da Educação (PUC-São Paulo), Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Católica Dom Bosco. MS.

Leny R. M. Teixeira, Universidade Católica Dom Bosco

Doutora em Psicologia Escolar (USP-São Paulo), Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Católica Dom Bosco. MS.

Citas

ANFOPE. Consolidando um Plano Nacional de Educação. Campinas, 1997. (mimeo)

ARCE, A. Compre o kit neoliberal para a educação infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um professo reflexivo. Educação & Sociedade. São Paulo, n. 74, p. 251-282, abr. 2001.

BECKER, F. Epistemologia do professor. O cotidiano da escola. Rio de Janeiro: Vozes, 1993.

CAETANO, A. P. Dilema dos Professores. In: ESTRELA, M. T. (org.). Viver e construir a profissão docente. Porto: Porto Editora, 1997.

CASTORINA, J. A. O debate Piaget-Vygotsky. A busca de um critério para sua avaliação. In: CASTORINA, J. A. et alii. Piaget-Vygostsky. Novas contribuições para o debate. São Paulo: Ática, 1995.

DELVAL, J. Crescer e pensar. A construção do conhecimento na escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

DI GIORGI, C. Escola Nova. São Paulo: Ática, 1992

JARAMILLO, D. Formação Inicial de professores coerente com a complexidade da prática pedagógica significativa? Comunicação apresentada no VI Congresso Estadual Paulista de Formação de Professores. Águas de Lindóia, nov. 2001.

MELLO, G. N. Cidadania e competitividade. Desafios educacionais do terceiro milênio. São Paulo: Cortez,1997.

MENEZES, L. C. Projeto Pedagógico. Rever o quê, mudar por quê. Acesso. F. D. E. Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, p. 29-34, 2001.

NUNES, C. M. F. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade. São Paulo, n. 74, p. 27-42, abr. 2001.

OLIVEIRA, M. K. Pensar a educação. Contribuições de Vygotsky. In: CASTORINA, J. A. et alii. Piaget-Vygostsky. Novas contribuições para o debate. São Paulo: Ática, 1995.

PÉREZ-GÓMEZ, A. O pensamento prático do professor - a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação. Perspectivas Sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

PERRENOUD, P. Pedagogia diferenciada. Das intenções à ação. Porto Alegre: ArtMed,

2000.

SAVIANI, D. Escola e democracia. São Paulo: Cortez / Autores Associados, 1985.

SCHON, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

TORRES, R. M. Tendências da formação docente nos anos 90. In: WARDE, M. J. Novas políticas educacionais: críticas e perspectivas. Programa de Estudos Pós Graduados em Educação: História e Filosofia da Educação. São Paulo: PUC, 1998.

VASCONCELOS, M. S. A difusão das idéias de Piaget no Brasil. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996.

VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.

Publicado

2013-11-13

Cómo citar

Grigoli, J. A. G., & Teixeira, L. R. M. (2013). A Prática pedagógica docente e a formação de professores. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (12). Recuperado a partir de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/577

Número

Sección

Artigos