Educação e comunicação: reflexões sobre um campo de pesquisa*
Resumen
O artigo discute algumas das relações entre a educação e a comunicação como campo de pesquisa e prática de trabalho para o educador. Propõe questões teóricas e práticas a respeito das novas linguagens que surgiram com o uso das tecnologias de comunicação-educação, sobretudo a televisão e o computador.
Citas
ALMEIDA, Milton José de. Imagens e sons – a nova cultura oral. São Paulo: Cortez, 1994.
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
MCLUHAN, Marschall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1964.
BELLONI, Maria Luiza. Programa de formação do jovem telespectador: uma experiência de educação para a mídia. (Material Pedagógico) Brasília: UnB, s/d.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. Magia e técnica arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1987.
ORWELL, George. 1984. São Paulo: IBESP, 1987.
CARNEIRO, Vânia Lúcia Quintão. Castelo Rá-tim-bum – educação como entretenimento. São Paulo: Annablume, 1999.
CHEVALIER, Jean et al. Dicionário de Símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999.
FREITAS et al. Carta de transdisciplinaridade, 1994. In NICOLESCO, Basarab et al. Educação e transdisciplinaridade. Brasília: UNESCO, 2000.
GOULD, Stephen Jay. O milênio em questão: um guia racionalista para uma contagem precisamente arbitrária. São Paulo: Cia das Letras, 1999.
RANDOM, Michel. O belo. In: BASARAB, Nicolesco et al. Educação e transdisciplinaridade. Brasília: UNESCO, 2000.
ROCCO, Maria Tereza Fraga. A linguagem autoritária: televisão e persuasão. São Paulo: Brasiliense, 1989.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.