Educação indígena: um olhar a partir da legislação educacional e a busca por uma etnoeducação

Autores/as

  • Marta Regina Brostolin UCDB

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.529

Resumen

A educação escolar indígena no Brasil tem obtido desde a década de 70, avanços significativos no que diz respeito à legislação que a normatiza. Se hoje existem leis bastante favoráveis quanto ao reconhecimento da necessidade de uma educação diferenciada e de qualidade para as populações indígenas, na prática, entretanto, há enormes conflitos e contradições. Este trabalho visa fazer uma breve análise da  temática a partir do discurso legal à  construção de propostas inovadoras em  busca de  uma etnoeducação.

Biografía del autor/a

Marta Regina Brostolin, UCDB

Mestre em Educação, doutoranda do Programa de Desenvolvimento Local, pesquisadora do Programa Nação Terena, coordenadora dos Cursos em Sistema Modular, professora da graduação e pós-graduação da Universidade Católica Dom Bosco.

Citas

BRANDÃO, C. R.O que é Educação. São Paulo, Brasiliense, 1981.

BRASIL. Constituição da república federativa do Brasil. Brasília: Centro Gráfico do Estado Federal, 1988.

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Brasilia: MEC,1998.

CARVALHO, I. M. Professor indígena: um educador do índio ou um índio educador. Campo Grande : UCDB, 1998.

DURKHEIM, E. Educação e Sociologia. São Paulo: Melhoramentos,1978.

FERNANDES, F. Organização social dos Tupinambás. São Paulo: Instituto Editorial Progresso, 1941.

GEERTZ, C. A interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Ed. Zahar,1978.

KÜPER, W. Pedagogia intercultural bilíngüe – experiências de la region Andina. Quito/Equador, 1993.

MANGOLIM, O. Povos indígenas no Mato Grosso do Sul: vivemos por mais 500 anos. Campo Grande: Conselho Indigenista Missionário, 1993.

__________Da escola que o branco faz à escola que o índio necessita e quer: uma educação indígena de qualidade. Campo Grande-MS. Dissertação apresentada à Universidade Católica Dom Bosco para obtenção do título de Mestre em Educação, 1999 (mimeo).

MARTINS, G.R.. Breve painel etno-histórico do Mato Grosso do Sul. Campo Grande: Universidade Federal de MS-FND, 1992.

MELIÁ, B. Educação indígena e alfabetização. São Paulo: Loyola, 1979.

RAMOS, A. R. Sociedades Indígenas. 2 ed. São Paulo: Ática, 1988.

SILVA, A L. (Org.). A questão da educação indígena. São Paulo: Brasiliense,1981.

SILVA, A (Org). A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1 e 2 graus. Brasília:MEC/MARI/UNESCO,1995.

SALVADOR, C.C. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas,1994.

TAUKANE, D. A história da educação escolar entre os Kurâ-Bakairi. Cuiabá, 1999.

VIERTLER, R. B. Tadarimana. Projeto de desenvolvimento e escola indígena. Comissão Pró-Índio de São Paulo. São Paulo: Brasiliense, 1981.

Publicado

2013-11-05

Cómo citar

Brostolin, M. R. (2013). Educação indígena: um olhar a partir da legislação educacional e a busca por uma etnoeducação. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (15). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.529

Número

Sección

Dossiê