Políticas Públicas de Educação Superior: compromissos, cooperação e desafios*

Autores/as

  • Maria Estela Dal Pai Franco UFRGS
  • Marilia Costa Morosini UFRGS

Resumen

O trabalho analisa compromissos das políticas públicas de educação superior no governo Lula e a construção de cooperações para enfrentar  desafios. São fontes o Programa de Governo (PGL), notícias veiculadas em jornais e revistas brasileiros e estatísticas oficiais. O trabalho se assenta em Boutinet (2002), (Hunter 2002) e Morosini (2001). Os compromissos privilegiam a ampliação do papel do Estado, a qualidade como construção coletiva e a descentralização. A cooperação se expressa em convergências política, de investimentos, internacional e avaliativa. Os desafios preservam a qualidade, ampliação do acesso e a justatensão entre lógicas de qualidade. É desafiante administrar o indesejável e transformá-lo em impulsionador de horizontes  democráticos.

Biografía del autor/a

Maria Estela Dal Pai Franco, UFRGS

Professora Titular da UFRGS. Coorda do Grupo de Estudos sobre Universidade –GEU–Ipesq/Edu/UFRGS. Dra Ciências Humanas. e-mail: medpf@orion.ufrgs.br

Marilia Costa Morosini, UFRGS

Professora colaboradora convidada/UFRGS. Pesquisador 1 CNPq. Pós-doutora  no LLILAS – Institute of Latin American Studies, Universidade do Texas. e-mail: morosini@via-rs.net

Citas

ABRANCHES, Sérgio. Fala Inédita . Coluna Em foco. São Paulo, Editora Abril, Veja, 2003, n. 08, 26.02.2003 ano 36, p. 82

ALTBACH. Philip. Why Higher Education is not a global commodity. Chronicle of Higher Education. Section: Point of View.5.11.2001, v.47, issue 35, p.B20.

AMARAL, Nelson. Mudanças na Educação Superior no período pós-Constituição de 1988: a ótica do financiamento. (Cap.3). Piracicaba, PPG/Unimed,2002 (Tese de Doutorado).

BANCO INTERNACIONAL DE RECONSTRUCCION Y FOMENTO/BANCO MUNDIAL .La Enseñanza Superior: as lecciones derivadas de la experiencia. Washington: Banco Mundial, 1995.

BOUTINET, Jean Pierre. Antropologia do projeto. Porto Alegre: Artmed, 2002. 318p.

CORREIO DO POVO. Ministros discutem ensino do país. 24/25/12/2002, p.7.

DELANTY, Gerard. Challenging knowledge: the university in the knowledge society. UK: SRHE/Open University Press, 2001.

ÉPOCA. Edição Histórica. Brasil que fica de herança. São Paulo: Editora Globo, 28/12/2002 .

FLOR, Guaira. Cinco metas para o ensino. Correio Brasiliense, Brasília, DF 07/02/2003.

FOLHA DE SÃO PAULO. Peso de Aluno Pobre no resultado do SAEB divide os pesquisadores. 07/12/2002, Folha Cotidiano, p.C4.

FOLHA DE SÃO PAULO. Petista terá bancada menor que a de FHC.15/12/2002 p. A 12.

HARVEY, Lee. New Realities: the relationship between higher education and employment. European Association of Institutional Research. Lund: august, 1999.

HUNTER, Wendy. Education Policy Reform: new opportunities old constrains. In Margheritis, Ana (ed). Latin American Democracies in the new global economy. Miami; North South Center Press, April, 2003. 260p.

ISTO É. Edição Histórica. Lula - como será o Brasil do novo presidente”. São Paulo, Editora Três, 30/10/ 2002.

LA VEJA, Thiago. Folha Dirigida. Rio de Janeiro, 06/02/2003 (Entrevista com o Presidente do INEP, Otaviano Helene).

LIMA NETO, Nilton. Coordenador de Programa de Educação do PT, Folha de São Paulo 07/12/2002, p.C4

MOROSINI, Marília Costa. Qualidade da educação universitária: isomorfismo, diversidade y equidade. INTERFACE – comunicação, saúde e educação. Fundação UNI Botucatu/UNESP, v.5, n. 9, Botucatu, SP: Fundação UNI, 2001. p. 89 – 102.

MOROSINI, Marília Costa y FRANCO, Maria Estela Dal Pai Franco. Políticas
públicas de calidad universitaria y la participación de la comunidad. In: CASANOVA, Hugo (coord.). Nuevas Políticas de la Educación Superior. Serie Universidad Contemporánea, México, ACoruña, Netbiblo-Riseu, 2002, 544p.(p.360-374).

PALOCCI Filho, Antonio (Coord). Uma Escola do Tamanho do Brasil.(Programa de Governo, Comitê Lula Presidente – Partido dos Trabalhadores para o Governo de Luiz Inácio Lula da Silva (Lula). 24p.

POCHMANN, Marcio; AMORIN, Ricardo. Atlas da Exclusão Social no Brasil. São Paulo: Cortez, 2003

ROSSI, Clovis. Caso do Chile revive receio do PT sobre a Alca. Folha de São Paulo. Folha Dinheiro. 08/12/2002. p.B12

SANTOS REGO, M. Politica Educativa en la Union Europea después de Maastricht, E.G.ªP, Santiago de Compostela, 1997.

SOUZA, Paulo Renato de. Educacion y Desarollo en Brasil, 1995-2000. Revista de La

CEPAL. Santiago do Chile: Cepal nº 73, abril 2001, p.67-82.

UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI: visão e ação. Paris: Conferência Mundial sobre Ensino Superior, 1998.

WORLD BANK. Higher Education in Brazil: challenges and options. A World Bank Country Study. Washington: D.C. The World Bank, 2002. p. 6.

ZANINI, Fábio; PATU, Gustavo. Lula descumpre promessas para o período de transição. Folha de São Paulo. Folha Dinheiro 22/12/2002, p. A 4.

Publicado

2013-11-05

Cómo citar

Franco, M. E. D. P., & Morosini, M. C. (2013). Políticas Públicas de Educação Superior: compromissos, cooperação e desafios*. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (16). Recuperado a partir de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/512

Número

Sección

Dossiê