A universidade no século XXI: entre o discurso e a prática
Resumen
O texto analisa concepções e modelos de universidade, a partir da consulta à base empírica contida no Banco de Dados Universitas/Br e a alguns autores que têm discutido essa problemática. Discute o cotidiano universitário, apresentando-o como um palco de tensões e conflitos e conclui delineando alguns aspectos que se fazem necessários para a reforma da universidade e da formação superior.
Citas
BARTHES, Roland. Mitologias. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
BEDRAN, Paula Maria. Produção na universidade: diário de uma micropolítica. Belo Horizonte: Editora PUCMINAS, 2003.
CAIAFA, Janice. Nosso século XXI: notas sobre arte, técnica e poderes. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.
CHAUÍ, Marilena de Souza. A universidade pública sob nova perspectiva. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 26., 2003, Poços de Caldas. Anais eletrônicos... Disponível em: <http://www.anped.org.br>. Acesso em: nov. 2003.
______. Escritos sobre a universidade. São Paulo: UNESP, 2001.
______. A universidade em ruínas. In: TRINDADE, Hélgio. (Org.). Universidade em ruínas: na república dos professores. Petrópolis: Vozes, 1999. p. 211- 222.
DOURADO, Luiz Fernandes. Reforma do Estado e as políticas para a educação superior no Brasil nos anos 90. Educação & Sociedade, v. 23, n.80, p. 235-254, 2002.
FREITAG, Michel. Le naufrage de l’université et autres essais d’épistémologie politique. Paris: Éditions La Découverte, 1995.
GENTILI, Pablo (Org.). Universidades na penumbra: neoliberalismo e reestruturação universitária. São Paulo: Cortez, 2001.
GOMES, Alfredo Macedo. Política de avaliação da educação superior: controle e massificação. Educação & Sociedade, v. 23, n.80, p. 277-300, 2002.
GT POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR/ANPEd; MOROSINI, Marília (Org.). Universitas/Br: a produção científica sobre educação superior no Brasil, 1968-2000. Rio de Janeiro: UERJ, 2002. Disponível em: <http://www2.uerj.br/~anped11>. Acesso em: 14 dez. 2002.
GUATTARI, Félix. As três ecologias. São Paulo: Papirus, 1990.
KASTRUP, Virgínia. Prefácio: produção na universidade e produção de subjetividade. In: BEDRAN, Paula Maria. Produção na universidade: diário de uma micropolítica. Belo Horizonte: Editora PUCMINAS, 2003. p. 13-16.
MEC/INEP. Censo da educação superior. Brasília/DF: MEC/INEP, 2002. Disponível em: <http://www.inep.gov.br>. Acesso em: nov. 2003.
MERCADO exige "foco" de profissional recém-formado. Folha de São Paulo, São Paulo, 17 jul. 2003. Disponível em <http://www.editau.com.br/clipping.asp>. Acesso em 17 jul. 2003.
MOROSINI, Marília (Org.). Educação superior em periódicos nacionais. Brasília: MEC/Inep/Comped, 2001.
SEVCENKO, Nicolau. A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
SGUISSARDI, Valdemar. A universidade neoprofissional, heterônoma e competitiva. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 26., 2003, Poços de Caldas. Anais eletrônicos... Disponível em: <http://www2.uerj.br/~anped11>. Acesso em: nov. 2003.
SOBRINHO, José Dias; RISTOFF, Dilvo I. (Orgs). Universidade desconstruída: avaliação institucional e resistência. Florianópolis: Insular, 2000.
TRINDADE, Hélgio (Org.). Universidade em ruínas na república dos professores. Petrópolis: Vozes, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.