A universidade no século XXI: entre o discurso e a prática

Authors

  • Luiz Antonio Saléh Amado UERJ
  • Deise Mancebo UERJ

Abstract

O texto analisa concepções e modelos de universidade, a partir da consulta à base empírica contida no Banco de Dados Universitas/Br e a alguns autores que têm discutido essa problemática. Discute o cotidiano universitário, apresentando-o como um palco de tensões e conflitos e conclui delineando alguns aspectos que se fazem necessários para a reforma da universidade e da formação superior.

Author Biographies

Luiz Antonio Saléh Amado, UERJ

Professor Assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mail: saleh@uerj.br

Deise Mancebo, UERJ

Professora Titular e Pesquisadora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pós-doutoranda do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

References

BARTHES, Roland. Mitologias. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

BEDRAN, Paula Maria. Produção na universidade: diário de uma micropolítica. Belo Horizonte: Editora PUCMINAS, 2003.

CAIAFA, Janice. Nosso século XXI: notas sobre arte, técnica e poderes. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.

CHAUÍ, Marilena de Souza. A universidade pública sob nova perspectiva. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 26., 2003, Poços de Caldas. Anais eletrônicos... Disponível em: <http://www.anped.org.br>. Acesso em: nov. 2003.

______. Escritos sobre a universidade. São Paulo: UNESP, 2001.

______. A universidade em ruínas. In: TRINDADE, Hélgio. (Org.). Universidade em ruínas: na república dos professores. Petrópolis: Vozes, 1999. p. 211- 222.

DOURADO, Luiz Fernandes. Reforma do Estado e as políticas para a educação superior no Brasil nos anos 90. Educação & Sociedade, v. 23, n.80, p. 235-254, 2002.

FREITAG, Michel. Le naufrage de l’université et autres essais d’épistémologie politique. Paris: Éditions La Découverte, 1995.

GENTILI, Pablo (Org.). Universidades na penumbra: neoliberalismo e reestruturação universitária. São Paulo: Cortez, 2001.

GOMES, Alfredo Macedo. Política de avaliação da educação superior: controle e massificação. Educação & Sociedade, v. 23, n.80, p. 277-300, 2002.

GT POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR/ANPEd; MOROSINI, Marília (Org.). Universitas/Br: a produção científica sobre educação superior no Brasil, 1968-2000. Rio de Janeiro: UERJ, 2002. Disponível em: <http://www2.uerj.br/~anped11>. Acesso em: 14 dez. 2002.

GUATTARI, Félix. As três ecologias. São Paulo: Papirus, 1990.

KASTRUP, Virgínia. Prefácio: produção na universidade e produção de subjetividade. In: BEDRAN, Paula Maria. Produção na universidade: diário de uma micropolítica. Belo Horizonte: Editora PUCMINAS, 2003. p. 13-16.

MEC/INEP. Censo da educação superior. Brasília/DF: MEC/INEP, 2002. Disponível em: <http://www.inep.gov.br>. Acesso em: nov. 2003.

MERCADO exige "foco" de profissional recém-formado. Folha de São Paulo, São Paulo, 17 jul. 2003. Disponível em <http://www.editau.com.br/clipping.asp>. Acesso em 17 jul. 2003.

MOROSINI, Marília (Org.). Educação superior em periódicos nacionais. Brasília: MEC/Inep/Comped, 2001.

SEVCENKO, Nicolau. A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

SGUISSARDI, Valdemar. A universidade neoprofissional, heterônoma e competitiva. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 26., 2003, Poços de Caldas. Anais eletrônicos... Disponível em: <http://www2.uerj.br/~anped11>. Acesso em: nov. 2003.

SOBRINHO, José Dias; RISTOFF, Dilvo I. (Orgs). Universidade desconstruída: avaliação institucional e resistência. Florianópolis: Insular, 2000.

TRINDADE, Hélgio (Org.). Universidade em ruínas na república dos professores. Petrópolis: Vozes, 1999.

Published

2013-11-05

How to Cite

Amado, L. A. S., & Mancebo, D. (2013). A universidade no século XXI: entre o discurso e a prática. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (16). Retrieved from https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/510

Issue

Section

Dossiê