O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como política de avaliação externa: os reflexos nas escolas de Campo Grande, MS

Autores/as

  • Edilma Mota Rodrigues Sampaio
  • Leny Rodrigues Martins Teixeira UCDB

Resumen

O presente trabalho caracteriza o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), aplicado no período de 1998 a 2008, e o “novo Enem”, implantado em 2009, identificando as mudanças e reformulações ocorridas no processo de avaliação durante esse período, nos âmbitos social e pedagógico. O trabalho tem como objetivo analisar o desempenho de escolas públicas e particulares no ENEM, nos anos 2008 e 2009, na cidade de Campo Grande, MS, as quais oferecem o ensino médio regular, especialmente as que obtiveram a nota geral, acima da média. Para tanto, a pesquisa aponta o desempenho das escolas no ano de 2008 e 2009, atentando para as possíveis influências no desempenho das instituições educativas, levando em consideração as mudanças ocorridas no novo formato do Exame. A análise preliminar dos resultados aponta que as reformulações no ENEM possibilitaram uma maior inclusão das escolas no grupo com nota geral acima da média, principalmente as escolas públicas, fato que precisa ser mais bem investigado.

Biografía del autor/a

Edilma Mota Rodrigues Sampaio

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado, Universidade Católica Dom Bosco

Leny Rodrigues Martins Teixeira, UCDB

Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado, Universidade Católica Dom Bosco

Citas

AFONSO, Almerindo Janela. Avaliação educacional: regulação e emancipação. São Paulo: Cortez, 2009.

AZEVEDO, Janete M. Lins de. A educação como política pública. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. (Col. Polêmicas do nosso tempo, v. 56).

BELLONI, Isaura. Metodologia de avaliação em Políticas Públicas. São Paulo: Cortez, 2007.

BRASIL. Lei n. 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.

______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): Relatório Pedagógico 2008. Brasília, DF, 2008.

______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): Relatório Pedagógico 2009. Brasília, DF, 2009.

______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): Fundamentação Teórico-Metodológica. Brasília, DF: INEP, 2009.

FREITAS, Helena Costa Lopes. Novas políticas de formação: da concepção negada à concepção consentida, In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (Org.). Trajetórias e perspectivas da formação de educadores. São Paulo: UNESP, 2004.

FREITAS, Luiz Carlos et al. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. (Col. Fronteiras Educacionais).

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Educação básica no Brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado. Educação e Sociedade, Campinas, v. 24, n. 82, 2003.

INSTITUTO Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Disponível em: < http://www.inep.gov.br/>. Acesso em: 3 fev. 2011.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

MOREIRA, Antonio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu (Orgs.). Currículo, cultura e sociedade. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

SAVIANI, Demerval. A Filosofia da Educação e o problema da inovação em educação. In: GARCIA, Walter E. (Coord.). Inovação educacional no Brasil. Problemas e perspectivas. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1980. p. 17-31. (Col. Educação Contemporânea).

SILVA, Mônica Ribeiro. Currículo e competências: a formação administrada. São Paulo: Cortez, 2008.

Publicado

2013-05-31

Cómo citar

Sampaio, E. M. R., & Teixeira, L. R. M. (2013). O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como política de avaliação externa: os reflexos nas escolas de Campo Grande, MS. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (32). Recuperado a partir de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/51

Número

Sección

Artigos