Algumas considerações acerca da Avaliação Escolar Discente na Graduação do Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i17.492Resumen
O presente texto faz algumas considerações gerais sobre o tema Avaliação Escolar Discente na Graduação, tomando por base as questões referentes ao seu significado e à sua finalidade. Para isto, o texto foi estruturado em torno de dois eixos principais de considerações que versam, o primeiro sobre a noção de avaliação e o segundo sobre um conjunto de princípios e diretrizes que se espera que componham a construção social de uma nova noção de avaliação escolar discente.
Citas
BARRIGA, Ángel Días. Uma polêmica em relação ao exame. In: ESTEBAN, Maria Teresa (org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 3. ed. Rio de Janeiro: [s.n.], 2001.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2000.
RISTOFF, D.I. Construindo o campo e a crítica: o debate. In: FREITAS, Luiz Carlos (org.). Avaliação: construindo o campo e a crítica. Florianópolis: Insular, 2002.
_____. Algumas definições de avaliação. In: Avaliação - Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, vol. 8, n. 2, jun. 2003.
SACRISTIÁN, J. Gimeno; GÓMES, A.I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. Trad. Ernani F. da Fonseca Rosa. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SOBRINHO, José Dias. Campo e caminho da avaliação: a avaliação da educação superior no Brasil. In: FREITAS, Luiz Carlos de. Avaliação: construindo o campo e a crítica. Florianópolis: Insular, 2002.
_____. Avaliação – políticas educacionais e reformas de educação superior. São Paulo: Cortez, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.