Função educativa da escola, conhecimento do aluno e o trabalho de construir a identidade profissional desenvolvido pelo docente Dáugima M.
Resumen
A função educativa da escola constitui, hoje, a essência do trabalho docente: a aprendizagem é sempre mudança; no ensino há que se considerar o conhecimento experiencial do aluno e, por último, o trabalho docente supõe sólida identidade profissional do professor. Este trabalho representa o empenho ou relaciona essas idéias postas a reflexão dos professores envolvidos pelo conhecimento experiencial dos alunos, conhecimento este revelado pelas respostas dadas a: “o que é ser professor ?” (em que consiste a profissão docente?). Com os resultados pôde-se obter subsídios para planejar a disciplina Formação de Professores, Prática e Profissionalização Docente no Mestrado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande – MS, no ano de 2004.
Citas
BORBA, Amândia Maria de. Identidade em construção: investigando professores na práticas da avaliação escolar. São Paulo: Educ. e Itajaí, Univail, 2001.
CANDAU, Vera Maria (org). Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 1991.
CARROLO,Carlos. Formação e identidade profissional. In: ESTRELA, M. T. Viver o construir a profissão docente. Porto: Porto Editora, 1997.
DUBAR, Claude. Socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Porto: Porto Editora, 1997.
GOMEZ-GRANELL,Carmem. Rumo a uma epistemologia do conhecimento escolar. In: RODRIGO, Maria José e ARNAY, José (orgs.). Domínios do conhecimento, prática educativa e formação de professores. São Paulo: Ática, 1997.
PÈREZ-GOMEZ. Volver a pensar la educacion (vol II): Práticas y discursos educativos. Madrid: Morata e La Coruña: Furidación Paidea, 1995.
ROLDÃO, Maria. do Céu. Os professores e a gestão do currículo. Aveiro: Universidade de Aveiro/Unidade de Investigação Didática e Tecnologia da Formação de Formadores, 2000.
SANTOS, Maria Eduarda Vaz Munir dos. Área escolar/escola: desafios interdisciplinares. Lisboa: Livros Horizonte, 1994.
SÁ-CHAVES, Idália. Formação, conhecimento e supervisão. Aveiro: Universidade de Aveiro/Unidade de Investigação Didática e Tecnológica na Formação de Formadores, 2000.
SÁ-CHAVES Idália; ALARCÃO, Isabel (org.) Formação, conhecimento e supervisão. Aveiro: Unidade de Investigação Didática e Tecnológica na Formação de Formadores, 2000.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação. Porto Alegre, n. 4, p. 215-233, 1991.
VERGNAUD, Girard. La formation des concepts scientifiques. In: Enfauce, tome 42, n. 1-2, p. 111-118, 1989.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.