Considerações sobre a atividade reflexiva na escola
Resumen
O objetivo deste ensaio é tecer comentários sobre a fala e o trabalho do professor de Língua Materna, Língua Portuguesa, e as condições de produção de seu discurso, que envolvem o eu-aqui-agora, a instituição escolar, o próprio professor e a sua formação, e o aluno, investigando o vai-e-vem constante entre o discurso escolar e outros discursos que intervêm nele. O arcabouço teórico do trabalho fundamenta-se nos estudos da Análise do Discurso, de linha francesa, em que é tarefa do lingüista olhar os mecanismos das instituições de ensino, lugar de constituição do sujeito (FOUCAULT, 1980, 1985 e 1986), questionar a “verdade” de nossos discursos consagrados, cultivados e examinar a constituição das relações de ensino e aprendizagem que justifica o dizer do professor e sua ação; e nas teorias sobre o Professor Reflexivo (BARCELOS, 2001, GARDNER, 2000 e NEVES, 2001).
Citas
BARCELOS, Ana Mara. Metodologia de pesquisa das crenças sobre aprendizagem de línguas: estado da arte. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 1, n. 1 – outubro 2001. Belo Horizonte (MG): UFMG, 2001, p. 71-92.
FOUCAULT, Michel. Truth and power. In: GORDON, C. (Ed.). Power/knowledge: selectedinterviews and other writing, 1972-1977. Nova York: Pantheon Books, 1980, p. 109-133.
_____. Microfísica do poder. Tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro (RJ): Graal, 1985.
_____. Vigiar e Punir. Petrópolis (RJ): Vozes. 1986.
GARDNER, Henry. Inteligência: um conceito reformulado. Tradução de Adalgisa Campos da Silva. Rio de Janeiro (RJ): Objetiva, 2000.
GOLEMAN, David. Inteligência Emocional. Rio de Janeiro (RJ): Objetiva, 1996.
GUERRA, Vânia Maria Lescano. As concepções teóricas do professor de língua materna: entre o discurso e a prática nas relações de ensino. 2002. Tese (Doutorado) - FEFCL/UNESP - Araraquara (SP). 258 p.
KATO, Mary. A conceituação gramatical na história, na aquisição e na escola. Trabalhos e Lingüística Aplicada, 12, jul/dez de 1988. IEL/Unicamp, Campinas, 1988, p. 34-41.
NEVES, Maria Helena Moura. A noção de erro no ensino da língua. In: III SENALE – Seminário Nacional de Linguagem e Ensino. Pelotas, UCP. Anais... 2001, p. 01-10.
PERINI, Mário. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática,1995.
TEBEROSKY, Anna. Aprendendo a escrever. 2ª edição. São Paulo: Ática, 1992.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.