A atitude do professor ensina, seu gesto fala: a trama da dimensão ética no campo da docência universitária

Autores/as

  • Solange Martins Oliveira Magalhães Universidade Federal de Goiás

Resumen

Num mundo marcado por inúmeros desafios, dentre eles o desafio da instrumentalização do mundo da vida pela racionalidade técnico/instrumental, a formação acadêmica encontra-se num contexto de crise paradigmática, em que não somente a ideia de verdade e os ideais educacionais entram em crise. A própria razão perde seu status de auto suficiente e passa a ser convidada a colocar-se na escuta e no entendimento do “Outro”, demandando aos processos formativos, particularmente à formação docente, todo um processo pautado na instituição de relações baseadas no respeito e no “cuidado ético”. Por entender que a formação do sujeito ético só é possível mediante processo pedagógico que envolva necessariamente exercícios de reflexão sistemática, conduzida para que os alunos possam integrar a preocupação e a atitude ética durante sua formação, neste ensaio refletimos sobre a dimensão ética da docência como possibilidade de ajudar a aflorar uma radical “sensibilidade ética” entre os professores no seu processo formativo. Afinal, se essa mediação pedagógica faltar na formação docente, poderá não ocorrer o desenvolvimento da sensibilidade ética entre os professores, o que também faltará no seu agir cotidiano nas escolas.

Palavras-chave: Ética. Docência universitária. Formação de professores.

 

Biografía del autor/a

Solange Martins Oliveira Magalhães, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação. Psicóloga. Professora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

2015-06-29

Cómo citar

Magalhães, S. M. O. (2015). A atitude do professor ensina, seu gesto fala: a trama da dimensão ética no campo da docência universitária. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (39), p. 199–212. Recuperado a partir de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/480

Número

Sección

Artigos