Divisão do estado de Mato Grosso do Sul e o movimento de municipalização do ensino na década de 1980
Resumen
Este artigo tem a finalidade de apresentar e comentar o movimento da política de municipalização do ensino de 1º grau, hoje ensino fundamental, como componente essencial da política de descentralização do ensino em Mato Grosso do Sul desde sua instalação oficial, em primeiro de janeiro de 1979, com a posse do primeiro governador do Estado Harry Amorim Costa. Este resgate histórico, por intermédio de pesquisa documental e bibliográfica é importante para compreender as lutas políticas entre centralização e descentralização, que interferiram na organização da estrutura do Poder Executivo. Em visão retrospectiva, é possível depreender que existam embates na sociedade política do Estado, que provocaram a troca de cinco governadores, entre os anos de 1980 a 1990, gerando a rotatividade de cinco secretários de educação,fato que causou vários problemas para o setor educativo.
Citas
BIGARELLA, Nadia. Materialização da política de municipalização do ensino fundamental no estado de Mato Grosso do Sul nos anos de 1993 a 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul , Campo Grande, 2004.
BITTAR, Mariza. Estado, educação e transição democrática em Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS: UFMS, 1998.
FERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola. Políticas públicas de educação: a gestão democrática na rede estadual de ensino em Mato Grosso do Sul (1991 a 1994). Dissertação (Mestrado e Educação) - Universidade de Mato Grosso do Sul, 1996.
GOLDENSTEIN, Lídia Goldenstein. Repensando a dependência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
HÖFLING, Eloísa de Mattos. Estado e políticas (públicas) sociais. In: Caderno Cedes. n. 55. Políticas Públicas e Educação. Campinas: Cedes, 2001.
KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Conhecimento e análise da Política de Atendimento Educacional ao Portador de Necessidades Especiais no Estado de Mato Grosso do Sul. In: SENNA, Ester. (org.). Política educacional de Mato Grosso do Sul na trajetória das Políticas Sociais: análise e diagnóstico (1980-1990). Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2000.
MATO GROSSO DO SUL (Estado). Mensagem à Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Governador Marcelo Miranda Soares, 1980.
_____. Mensagem à Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Governador Pedro Pedrossiam, 1981. [as páginas do documento não apresentam numeração].
_____. Mensagem à Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Governador Pedro Pedrossiam, 1982.
_____. Mensagem à Assembléia Legislativa,, n. 008/84, Campo Grande, 28 de fevereiro de 1984.
_____. Secretaria de Estado de Mato Grosso do Sul. III Plano Estadual de Educação – 1988/1991
_____. Mensagem à Assembléia legislativa. Relatório de Atividades 1988. Governador Marcelo Miranda Soares, 1989.
OLIVEIRA, Ceiton de. et al. A municipalização do Ensino no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
OLIVEIRA, Regina Tereza Cestari de. O público e o privado na educação de Mato Grosso do Sul. In: SENNA, E. (org.). Política educacional de Mato Grosso do Sul na trajetória das Políticas Sociais:: análise e diagnóstico (1980-1990). Campo Grande: UFMS, 2000.
ROCHA, D. A gestão da educação pública em Mato Grosso do Sul – práticas
racionalizadoras e clientelismo. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1992.
SENNA, Ester. (org.). Política educacional de Mato Grosso do Sul na trajetória das Políticas Sociais: análise e diagnóstico (1980-1990). Campo Grande, MS: UFMS, 2000.
VIEIRA, Sofia Lerche. Política Educacional em tempos de transição (1985-1995). Brasília: Plano, 2000..
SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação: trajetórias, limites e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 1997.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.