A gestão educacional em perspectiva histórica: em foco o estado da questão em Mato Grosso do Sul
Resumen
Este trabalho pretende apresentar, de forma panorâmica, a trajetória da gestão educacional no Brasil, delineando também o estado da questão no âmbito do sistema sul-mato-grossense de ensino e apresentando um diagnóstico da realidade da gestão da educação em municípios de Mato Grosso do Sul.
Citas
BORON, Atílio A. Estado, capitalismo e democracia na América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
FERNANDES, Maria Dilnéa Espíndola. Políticas públicas de educação: a gestão democrática na rede estadual de ensino em Mato Grosso do Sul (1991-1994). Campo Grande, 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Ciências Humanas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
FIDALGO, Fernando Selmar. Gerência da qualidade total em educação: a privatização do público. In: FIDALGO, Fernando Selmar; MACHADO, Lucília Regina de Souza. Controle da qualidade total: uma nova pedagogia do capital. Belo Horizonte: Movimento de Cultura Marxista, 1994.
FREITAS, Dirce Nei Teixeira de. A gestão educacional na interseção das políticas federal e municipal. Campo Grande, 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Ciências Humanas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
GERMANO, José Wellington. Estado militar e educação no Brasil (1964-1985). São Paulo: Cortez, 1993.
GHIRARDELLI JR., Paulo. História da educação. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez, 1992.
MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Educação. Constituinte escolar: construindo a escola cidadã. Campo Grande: Graphos, 1999.
_____. Proposta do Governo Popular de Mato Grosso do Sul (1999-2002). Campo Grande: Graphos, 1999.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Qualidade total na educação: questões relativas ao processo de trabalho e a gestão da escola. In: FIDALGO, Fernando Selmar; MACHADO, Lucília Regina de Souza. Controle da qualidade total: uma nova pedagogia do capital. Belo Horizonte: Movimento de Cultura Marxista, 1994.
ROMANELLI, Otaíza, de Oliveira. História da educação no Brasil (1930-1973). 12. ed. Petrópolis: Vozes, 1990.
RIBEIRO, Maria Luísa Santos. A Formação Política do Professor de 1º e 2º graus. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação: trajetórias, limites e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 1997.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.