Determinação automática de concepções de alunos em álgebra

Autores/as

  • Marilena Bittar UFMS
  • Hamid Chaachoua IUFM/Grenoble e da Universidade Joseph Fourier.
  • Jean-François Nicaud Universidade Joseph Fourier/França.

Resumen

O estudo de concepções é fundamental tanto para compreender o funcionamento cognitivo do aluno quanto para elaborar situações que permitam a construção do conhecimento. O uso de softwares que satisfaçam certos critérios pode favorecer o trabalho de modelagem dessas concepções. É o que discutimos nesse texto. Apresentamos aqui resultados parciais de nossa pesquisa cujo tema central é a modelagem de concepções em álgebra com o apoio das novas tecnologias. Nós utilizamos o software Aplusix como suporte para as produções dos alunos e o software Anaïs para a implementação de regras corretas ou não, possíveis de serem usadas pelos alunos, visando à determinação de diagnósticos automáticos de concepções.

Biografía del autor/a

Marilena Bittar, UFMS

Doutora em Didática da Matemática pela Universidade
Joseph Fourier/França. Professora do Departamento de
Matemática e do PPGEdu/UFMS.

Hamid Chaachoua, IUFM/Grenoble e da Universidade Joseph Fourier.

Doutor em Didática da Matemática pela Universidade
Joseph Fourier/França. Professor do IUFM/Grenoble e da
Universidade Joseph Fourier.

Jean-François Nicaud, Universidade Joseph Fourier/França.

Doutor em Computação pela Universidade de Paris 11/
França. Professor da Universidade Joseph Fourier/França.

Citas

ANDERSON J. R. The Architecture of Cognition. Harward: University Press, 1983.

ANDERSON J.R.; BOYLE C.F.; CORBETT A.T.; LEWIS M.W. Cognitive Modeling and Intelligent Tutoring. Artificial Intelligence, v. 42, n. 1, 1990.

ARTIGUE, M. ; ROBINET, J. Conception du cercle chez des enfants de l’école élémentaire. Recherches en Didactique des Mathématiques, 3(2) 5-64, 1982.

BALACHEFF, N. Conception, connaissance et concept. In: GRENIER, Denise (ed.). Séminaire Didactique et Technologies cognitives en mathématiques. Grenoble: IMAG, 1985. p. 219-244.

BALACHEFF, N.; GAUDIN, N. Modelling students conceptions - the case of functions. In: Mathematical Thinking and Learning an International Journal, 2002.

BELLEMAIN, F. O paradigma micromundo. In: História e tecnologia no ensino de Matemática. CARVALHO, L.M.; GUIMARÃES, L.C. (orgs.). Rio de Janeiro: IME-UERJ, 2002. Vol. 1, p. 49-60.

BITTAR, M. Cabri-Géomètre x Graphequation: diferentes contribuições para a aprendizagem da matemática In: Actas da Reunión de Didatica de la Matematica del Cono Sur. Buenos Aires: [s.n.], 2002.

BOUHINEAU, D. at al. Analyse didactique des protocoles obtenus dans un EIAH. In: Actes du Colloque EIAH – Strasbourg, 2003.

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BOUHINEAU, D. at al. Analyse didactique des protocoles obtenus dans un EIAH. In: Actes du Colloque EIAH – Strasbourg, 2003.

Publicado

2013-09-23

Cómo citar

Bittar, M., Chaachoua, H., & Nicaud, J.-F. (2013). Determinação automática de concepções de alunos em álgebra. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB. Recuperado a partir de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/450

Número

Sección

Dossiê