Determinação automática de concepções de alunos em álgebra
Resumen
O estudo de concepções é fundamental tanto para compreender o funcionamento cognitivo do aluno quanto para elaborar situações que permitam a construção do conhecimento. O uso de softwares que satisfaçam certos critérios pode favorecer o trabalho de modelagem dessas concepções. É o que discutimos nesse texto. Apresentamos aqui resultados parciais de nossa pesquisa cujo tema central é a modelagem de concepções em álgebra com o apoio das novas tecnologias. Nós utilizamos o software Aplusix como suporte para as produções dos alunos e o software Anaïs para a implementação de regras corretas ou não, possíveis de serem usadas pelos alunos, visando à determinação de diagnósticos automáticos de concepções.
Citas
ANDERSON J. R. The Architecture of Cognition. Harward: University Press, 1983.
ANDERSON J.R.; BOYLE C.F.; CORBETT A.T.; LEWIS M.W. Cognitive Modeling and Intelligent Tutoring. Artificial Intelligence, v. 42, n. 1, 1990.
ARTIGUE, M. ; ROBINET, J. Conception du cercle chez des enfants de l’école élémentaire. Recherches en Didactique des Mathématiques, 3(2) 5-64, 1982.
BALACHEFF, N. Conception, connaissance et concept. In: GRENIER, Denise (ed.). Séminaire Didactique et Technologies cognitives en mathématiques. Grenoble: IMAG, 1985. p. 219-244.
BALACHEFF, N.; GAUDIN, N. Modelling students conceptions - the case of functions. In: Mathematical Thinking and Learning an International Journal, 2002.
BELLEMAIN, F. O paradigma micromundo. In: História e tecnologia no ensino de Matemática. CARVALHO, L.M.; GUIMARÃES, L.C. (orgs.). Rio de Janeiro: IME-UERJ, 2002. Vol. 1, p. 49-60.
BITTAR, M. Cabri-Géomètre x Graphequation: diferentes contribuições para a aprendizagem da matemática In: Actas da Reunión de Didatica de la Matematica del Cono Sur. Buenos Aires: [s.n.], 2002.
BOUHINEAU, D. at al. Analyse didactique des protocoles obtenus dans un EIAH. In: Actes du Colloque EIAH – Strasbourg, 2003.
ANDERSON J. R. The Architecture of Cognition. Harward: University Press, 1983.
ANDERSON J.R.; BOYLE C.F.; CORBETT A.T.; LEWIS M.W. Cognitive Modeling and Intelligent Tutoring. Artificial Intelligence, v. 42, n. 1, 1990.
ARTIGUE, M. ; ROBINET, J. Conception du cercle chez des enfants de l’école élémentaire. Recherches en Didactique des Mathématiques, 3(2) 5-64, 1982.
BALACHEFF, N. Conception, connaissance et concept. In: GRENIER, Denise (ed.). Séminaire Didactique et Technologies cognitives en mathématiques. Grenoble: IMAG, 1985. p. 219-244.
BALACHEFF, N.; GAUDIN, N. Modelling students conceptions - the case of functions. In: Mathematical Thinking and Learning an International Journal, 2002.
BELLEMAIN, F. O paradigma micromundo. In: História e tecnologia no ensino de Matemática. CARVALHO, L.M.; GUIMARÃES, L.C. (orgs.). Rio de Janeiro: IME-UERJ, 2002. Vol. 1, p. 49-60.
BITTAR, M. Cabri-Géomètre x Graphequation: diferentes contribuições para a aprendizagem da matemática In: Actas da Reunión de Didatica de la Matematica del Cono Sur. Buenos Aires: [s.n.], 2002.
BOUHINEAU, D. at al. Analyse didactique des protocoles obtenus dans un EIAH. In: Actes du Colloque EIAH – Strasbourg, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.