Sêneca: o papel do sábio na formação da humanidade

Autores/as

  • José Joaquim Pereira Melo Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i20.428

Resumen

Propõe-se com o presente artigo proceder a algumas reflexões sobre a proposta de educação de Sêneca e o papel que, nela, ele atribui ao sábio. Situando Sêneca em seu momento histórico, quando o romano se considerava um porta-voz da universalidade humana, procura-se detectar o processo de pensamento que o levou a conceber o sábio como o homem ideal para se dedicar à educação da humanidade. Segundo Sêneca, as verdades encontradas e acumuladas na sua caminhada rumo à perfeição qualificam-no para exercer esse magistério. Assim sendo, o sábio, ponto culminante da dinâmica formativa e maior estágio de aperfeiçoamento alçado pelo homem, deveria abandonar as demais atividades civis e públicas para se tornar o referencial educacional dos homens em busca da virtude e da perfeição.

Biografía del autor/a

José Joaquim Pereira Melo, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em História, professor do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação
em Educação da Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

2013-09-04

Cómo citar

Melo, J. J. P. (2013). Sêneca: o papel do sábio na formação da humanidade. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (20). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i20.428

Número

Sección

Artigos