Revolução comunicacional global, educação escolar e formação de professores: possibilidades e limites

Autores/as

  • Alaíde R. Donatoni UNIUBE
  • Otaviano J. Pereira UNIUBE

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i20.423

Resumen

Com o objetivo de contribuir com o crescente debate a respeito do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), no campo da educação escolar, os dois autores deste texto propõem responder a três questões, centradas em três enfoques convergentes do problema. Em um primeiro momento, uma leitura mais abrangente, universal. Em um segundo, a extensão de uma revolução por eles reconhecida, atingindo o campo da educação escolar. Finalmente, um olhar atento à formação, inicial e/ou continuada, não só para se adaptar passivamente a esta revolução, mas para enfrentá-la, absorvê-la ou enriquecê-la. Ao final, além da indicação dos textos utilizados, conforme a norma técnica, adotamos a estratégia de indicar algumas leituras complementares, na própria referência, sob o título: Bibliografia recomendada.

Biografía del autor/a

Alaíde R. Donatoni, UNIUBE

Dra. em Educação, professora do Programa de Mestrado
em Educação da Universidade de Uberaba, MG (UNIUBE)

Otaviano J. Pereira, UNIUBE

Dra. em Educação, professora do Programa de Mestrado
em Educação da Universidade de Uberaba, MG (UNIUBE)

Citas

ABRANCHES, S. P. Informática e educação – o paradigma da informática educativa: algumas implicações para o trabalho docente. Revista on-line de Educação à Distância, n. 1, jul/2000. Disponível

em:http://www.revistaconecta.com/conectados/abranches_ paradigma.htm>. Acesso

em: 20 ago. 2004.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. Trad. Roneide V. Majer e Klauss B. Gerhardt. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, v. I, 1999.

CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

DUARTE, N. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões. Coleção Polêmicas do Nosso Tempo. Campinas: Autores Associados, n. 86, 2003.

FONSECA, V. da. Aprender a aprender: a educabilidade cognitiva. Porto Alegre: Artes Médica, 1998.

GUIMARÃES, S. D. A formação do professor e a educação para as mídias. Revista Digital da CVA–Ricesu, v. 2, n. 7, maio de 2004. Disponível em: <http://twiki.im.ufba.br/pub/EDC708/WebHome/formacaoeprofs.pdf>. Acesso em: 7 maio 2004.

HOBSBAWM, E. O século: vista aérea. In: A era dos extremos: o breve século XX 1914-1991. Trad. Marcos Santarrita. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

LATOUCHE, Serge. A ocidentalização do mundo – ensaio sobre a significação, o alcance e os limites da uniformização planetária. Petrópolis: Vozes, 1994.

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Lisboa: Gradiva, 1985.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensão do homem (Understanding media). São Paulo: Cultrix, 1974.

MARQUES, Mário O. Os paradigmas da educação. Revista de Estudos Pedagógicos, v. 73, n. 175, p. 547-565, set./dez. 1992.

NÓVOA, António (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

PEREIRA, Otaviano J. Modernidade, pós-modernidade: onde estamos? Formação docente Online. Revista do Mestrado em Educação da UNIUBE. Uberaba, v. 3, n. 7, jan./abr. 2003. Disponível em: . Acesso em: 07 jan. 2005.

PIMENTA, Selma G & GHEDIN (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica do conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

RAMAL, A. C. O professor do próximo milênio. Revista on-line de Educação à Distância. n. 3, nov./2000. Disponível em: <http://www.revistaconecta.com/conectados/ramal_proximo.htm>. Acesso em: 1º out. 2004.

SACRISTÁN, J. Gimeno. Tendências investigativas na formação de professores. In: PIMENTA, Selma G & GHEDIN (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica do conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

SOUZA SANTOS, Boaventura. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.

_____. Pela mão de Alice – o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1985.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes & formação profissional. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

WERTHEIM, J. Como será a educação da próxima geração. In: Folha – Sinapse. São Paulo, 29/jul. 2003.

Publicado

2013-09-02

Cómo citar

Donatoni, A. R., & Pereira, O. J. (2013). Revolução comunicacional global, educação escolar e formação de professores: possibilidades e limites. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (20). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i20.423

Número

Sección

Artigos