Pesquisa e formação de pesquisadores em educação no Centro-Oeste – Tendências e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i20.422Resumen
O objetivo deste artigo é apresentar algumas considerações e reflexões sobre o processo de formação de pesquisadores em educação no Brasil, focalizando, especificamente, a história da pesquisa em educação no Centro-Oeste. Considerações fundamentadas nas análises que os pesquisadores da área vêm produzindo, pelo menos desde 1971, quando foi publicada a primeira revisão da produção na área (GOUVEIA, 1971), e na experiência da autora como pesquisadora, formadora de pesquisadores e membro da Comissão governamental que avalia os programas de formação de pesquisadores da área de educação. As noções de campo e habitus de Bourdieu são a base para as reflexões sobre os dados obtidos nas revistas da área e nas bases de dados da Capes e do CNPq. A autora sustenta que a preparação de pesquisadores na área de educação, no Brasil, reflete a história de um campo cuja configuração é resultado de lutas e disputas por legitimação, inclusive epistemológica.
Citas
ANDRÉ, M. E. D. A. de. Pesquisa em Educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, n. 113, p. 39-50, 2001.
BOURDIEU, P. Ofício de sociólogo. Trad. Guilherme João de Freitas Teixeira. 4. ed. Petrópolis: Série-Estudos... Campo Grande-MS, n. 20, p. 13-26, jul./dez. 2005. 25
Editora Vozes, 2004.
_____. O Campo cientÌfico. In: ORTIZ, R. (Org.). Pierre Bourdieu. São Paulo: Ática. p. 122-155, 1983.
CAPES. Documento da área de Educação. Disponível em: <http://www.capes.gov.br>. Acesso em: 01 ago. 2005.
CUNHA, L. A. Pós-graduação em Educação: no ponto de inflexão. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas. n. 77. p. 63-67, 1991.
DOURADO, Luiz. Políticas de educação superior e pesquisa nas IES do Centro-Oeste: limites e perspectivas. VII EPECO, Goiânia: ANPED-Centro Oeste, 2004.
ESTEVES, O. P. Pesquisa educacional em crise: ontem, hoje – que caminho tomar? Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, n. 50, p. 3-14, 1984.
FRANCO, Maria Laura P. B. Pesquisa Educacional: algumas reflexões. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 51, p. 54-87, 1984.
FRANCO, Maria Laura P. B. & GOLDBERG, Maria Amélia Azevedo. Prioridades em pesquisa educacional: prós e contras. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 16, 1976.
GATTI, B. (Org.). Seminário Alternativas metodológicas para a pesquisa educacional. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, n. 40, 1982.
_____. Pós-graduação e pesquisa em educação no Brasil, 1978-1981. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, n. 44, p. 3-17, 1983.
_____. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, n. 113, p. 65-62, 2001.
_____. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Editora Plano, 2002.
GOUVEIA, A. J. A pesquisa educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 1, n. 1, 1971.
_____. Orientações teórico-metodológicas da Sociologia da Educação. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, n. 55, p. 63-67, 1985.
_____. A pesquisa educacional no Brasil: de 1970 para cá. Cadernos de Pesquisa São Paulo, n. 19, 1976.
MELLO, G. N. Pesquisa em educação: questões teóricas a questões de método. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, n. 40, p. 610, 1982.
_____. A pesquisa educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, n. 46, p. 67-72, 1983.
MOREIRA, A. F. B.. O campo do currículo no Brasil: construção no contexto da ANPED. Cadernos de Pesquisa. n. 117, p. 81-101, 2002.
NETTO, J. P. Relendo a teoria marxista da história. In: D. SAVIANI et alii. (Org.). História e história da educação. O debate teórico-metodológico atual. Campinas, 1998.
VIEIRA, E. Pesquisa em educação: quando se é específico? Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, n. 67, p. 56-58, 1988.
VIEIRA, S. A pesquisa em educação no Brasil: conversando sobre problemas, perspectivas e prioridades. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, n. 55, p. 81-84, 1985.
WARDE, M. J. O papel da pesquisa na pós-graduação em educação. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, n. 73, p. 67 -75, 1990.
_____. A produção discente dos programas de pós-graduação em educação no Brasil (1982- 1991). In: Avaliação e perspectivas na área de educação. ANPED, 1993.
WEBER, S. A. produção recente na área de educação. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 81, 1992.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.