A escolha e o uso do livro didático pelos professores das áreas de Ciências Naturais e Matemática: as pesquisas que abordam essa temática

Autores/as

  • Maria Aparecida de Souza Perrelli Universidade Católica Dom Bosco
  • Adriana Araújo de Lima Universidade Católica Dom Bosco
  • César Cristiano Belmar Universidade Católica Dom Bosco

Resumen

Este estudo refere-se a uma análise das pesquisas acadêmicas realizadas no Brasil a respeito da seleção e do uso do livro didático (LD) pelos professores das áreas de Ciências Naturais (Ciências, Biologia, Física e Química) e Matemática. Foram analisadas teses e dissertações cadastradas na base de dados da CAPES (www.capes.gov.br). Verificou-se a escassez de trabalhos sobre o tema. As pesquisas priorizam os professores das escolas públicas como sujeitos de seus estudos. A escolha do LD, de modo geral, ocorre de forma solitária, aligeirada, sem consulta ao Guia do PNLD e, às vezes, sofre interferência dos órgãos gestores. O livro escolhido é aquele mais afinado com as orientações curriculares das Secretarias de Educação e que contém textos claros e simples, além de boas ilustrações e exercícios. O LD apoia o professor principalmente na gestão do tempo das aulas e na sequência e aprofundamento dos conteúdos.

Biografía del autor/a

Maria Aparecida de Souza Perrelli, Universidade Católica Dom Bosco

Doutora em Educação para a Ciência. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco.

Adriana Araújo de Lima, Universidade Católica Dom Bosco

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco.

César Cristiano Belmar, Universidade Católica Dom Bosco

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco.

Citas

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Em foco: história, produção e memória do livro didático. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 471-473, set. 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Guia de Livros Didáticos PNLD 2010: apresentação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2009.

______. Ministério da Educação. Programa Nacional do Livro Didático: histórico. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2011.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas, ano XXIII, n. 79, p. 257-272, ago. 2002.

FREITAG, Barbara; MOTTA, Valéria Rodrigues; COSTA, Wanderly Ferreira. O livro didático em questão. São Paulo: Cortez, 1989.

FREITAS, Neli Klix; RODRIGUES, Melissa Haag. O livro didático ao longo do tempo: a forma do conteúdo. 2008. Disponível em: <http://www.ceart.udesc.br/revista_dapesquisa/volume3/numero1/plasticas/melissa-neli.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2009.

LAJOLO, Marisa. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, n. 69, v. 16, jan./mar. 1996.

LIMA, Adriana Araújo; PERRELLI, Maria Aparecida de Souza. Os processos de escolha e uso do livro didático pelo professor: caracterização das teses e dissertações que abordam essa temática. In: SEMINÁRIO SOBRE UNIVERSIDADE/ESCOLA. SEMINÁRIO SOBRE IMPACTOS DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NAS REDES ESCOLARES, 2., 2011, Santa Maria. Anais... Santa Maria: UFSM, 2011. p. 1-10.

MANTOVANI, Katia Paulilo. O Programa do Livro Didático-PNLD: impactos na qualidade do ensino público. 2009. 120f. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) – Faculdade de São Paulo, USP, São Paulo, 2009.

MARTINS, Isabel. Analisando livros didáticos na perspectiva dos Estudos do Discurso: compartilhando reflexões e sugerindo uma agenda para a pesquisa. Pro-posições, Campinas, v. 17, n. 1 (49), p. 117-136, jan./abr. 2006.

MEGID NETO, Jorge. Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de ciências no nível fundamental. 1999. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da UNICAMP, Campinas, 1999.

MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

OLIVEIRA, João Batista Araujo e; GUIMARÃES, Sonia Dantas Pinto; BOMÉNY, Helena Maria Bousquet. A política do livro didático. São Paulo: Summus, 1984.

ROMANATTO, Mauro Carlos. O livro didático: alcances e limites. In: ENCONTRO PAULISTA DE MATEMÁTICA, 7., 2004, São Paulo. Anais... São Paulo, 2004. Disponível em: <www.sbempaulista.org.br/epem/anais/mesas.../mr19-Mauro.doc>. Acesso em: 21 mar. 2008.

TOLENTINO-NETO, Luiz Caldeira Brant. O processo de escolha do livro didático de ciências por professores de 1a a 4a séries. 2003. 101f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

Publicado

2013-06-21

Cómo citar

Perrelli, M. A. de S., Lima, A. A. de, & Belmar, C. C. (2013). A escolha e o uso do livro didático pelos professores das áreas de Ciências Naturais e Matemática: as pesquisas que abordam essa temática. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (35). Recuperado a partir de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/312

Número

Sección

Artigos