O desenho infantil e as relações étnico-raciais na educação infantil: uma discussão necessária?

Autores/as

  • Flavia de Jesus Damião UFBA

Resumen

O presente artigo busca discutir a inserção do desenho e das relações étnico-raciais na educação infantil. Concebidos como produções sociais, o desenho infantil e as relações étnico-raciais são constituídos no plano da intersubjetividade, carregando em si a marca da tensão, do conflito, da influência e da interação entre a criança e o outro. Nessa perspectiva, o texto aponta o desenho infantil como uma linguagem social por meio da qual a criança representa experiências vividas e imaginadas, incluindo as de ordem étnico-raciais, buscando perceber a si e significar a sua realidade. A assunção da tarefa de problematizar o desenho e as relações étnico-raciais por parte das instituições que atendem as crianças de 0 a 6 anos deve ser realizada, porque na relação dialógica entre individualidade e sociedade, é necessário buscar um trânsito efetivo entre as várias possibilidades de ser, de estar no mundo, sem que isso possa significar a idéia de desigualdade entre as crianças.

Biografía del autor/a

Flavia de Jesus Damião, UFBA

Professora de Educação Infantil da UFBA, Mestranda em Educação Brasileira na UFC.

Citas

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Publicado

2013-06-14

Cómo citar

Damião, F. de J. (2013). O desenho infantil e as relações étnico-raciais na educação infantil: uma discussão necessária?. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (22). Recuperado a partir de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/277

Número

Sección

Dossiê