Relação professor-aluno e afetividade: reflexões wallonianas sobre o ambiente de aprendizagem e a prática docente
Resumen
Entre outras dificuldades, o professor passa a maior parte de seu tempo tentando criar condições para efetivar seu fazer pedagógico. A vida escolar cotidiana constitui uma realidade de cooperação e conflitos que pode ser menos ou mais cooperativa, dependendo da forma de interagir dos sujeitos. Assim, acreditamos que uma das vias de entendimento da dinâmica escolar é esquadrinhar a qualidade das relações interpessoais entre seus atores. Nessa perspectiva, o presente trabalho verificou como 50 alunos do ensino fundamental de uma escola estadual do município de Presidente Prudente percebem seus professores do ponto de vista afetivo. Nas respostas para as provocações: “o que mais gosto e o que menos gosto nos meus professores”, há indicativos de que a dimensão afetiva é ignorada no âmbito escolar.Citas
Almeida, A. R. S. A emoção e o professor: um estudo à luz da teoria de Henri Wallon. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Brasília, v.13, n.2, p.239-249, 1997.
______ . A emoção na sala de aula. Campinas: Papirus, 1999. (Coleção Papirus Educação).
ALMEIDA, S. F. C. de. O lugar da afetividade e do desejo na relação ensinar-aprender. Temas de Psicologia. n.1, p.31-44, 1993.
DANTAS, H. A afetividade e a construção do sujeito na psicogenética de Wallon. In: LA TAILLE, Y de; OLIVERIA, M. K. de; DANTAS, H. Piaget, Vygoysky, Wallon: teorias em discussão. São Paulo: Summus, 1992, p.85-100.
GALVÃO, I. Henry Wallon. Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. 14.ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
______ . Uma reflexão sobre o pensamento pedagógico de Henri Wallon. In: DURAN, M. C. G. (Coord.). Construtivismo em Revista. São Paulo: FDE - Diretoria Técnica, 1993, p.33-39 (Série Idéias, n.20).
LAJONQUIERE, L. Do sujeito epistêmico a um sujeito (do desejo). In: ______ . De Piaget a Freud: para repensar as aprendizagens. 3.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1992, p.128-139.
LEITE, D. M. (1991). Educação e relações interpessoais. In: PATTO, M. H. S. (Org.). Introdução à psicologia escolar. 3.ed. São Paulo: T. A. Queiroz, 1991, p.235-357.
MAUCO, G. Psicanálise e escola. In: ______ . Psicanálise e Educação. Lisboa: Mores Editora Ltda., 1968, p.114-169.
WALLON, H. As origens do caráter na criança: os prelúdios do sentimento de personalidade. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1971.
______ . Psicologia e educação da infância. Paris, Lisboa: Editorial Estampa, 1979.
______ . A evolução psicológica da criança. 2.ed. Lisboa: Edições 70, 1995.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.