O trabalho didático nos grupos escolares Joaquim Murtinho e Luis de Albuquerque (Mato Grosso, 1910-1950)
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i25.250Resumen
O objeto deste artigo são os Grupos Escolares Joaquim Murtinho e Luis de Albuquerque, situados no sul do antigo estado de Mato Grosso, em Campo Grande e Corumbá, respectivamente, e tem como objetivo analisar a organização do trabalho didático nos dois grupos escolares, entre os anos de 1910 a 1950. Visando reconstituir a história destas instituições, além de fontes secundárias, foram utilizados dados primários (Livros de Atas, Livros de Matrícula, Registros de Matéria, entre outros) e entrevistas com ex-professores e ex-alunos. À guisa de conclusão, pôde-se perceber em que sentido os grupos escolares representaram, para a escola estatal mato-grossense, a materialização da forma/conteúdos mais acabados, em termos de organização do trabalho didático, da escola graduada. Em outras palavras, da instituição que, na sociedade capitalista, seria responsável pela difusão da educação para todos, principalmente crianças e jovens.
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