Formação docente: reflexões sobre diferentes dimensões

Autores/as

  • Ruth Pavan UCDB
  • Maria Cristina Lima Paniago Lopes Universidade Católica Dom Bosco.

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i24.233

Resumen

.

Biografía del autor/a

Ruth Pavan, UCDB

Doutora em Educação pela UNISINO. Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da UCDB.

Maria Cristina Lima Paniago Lopes, Universidade Católica Dom Bosco.

Doutora pela PUC-SP. Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco.

Citas

DEWEY, J. Art as Experience. New York: Capricorn, 1934.

_____. Experience and education. The Kappa Delta Pi Lecture Series – Collier Books. New York: Collier Macmillan Publishers, 1938.

_____. Como Pensamos. Como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. Atualidade Pedagógicas, v. 2, 3. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

_____. Experiência e educação. São Paulo: Companhia Editora, 1971.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Paz e Terra, 1970/1987.

_____. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

KEMMIS, S. Critical reflection. In: Wideen, M. F. & Andrews, I. (Eds.). Staff development for school improvement. New York, NY: The Elmer Press, 1987.

PERRENOUD, P. Formar profissionais em contextos sociais em mudança. Prática reflexiva e participação crítica. Revista Brasileira de Educação. n. 12. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 1999.

PINTO, Á. V. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo: Cortez, 1984.

SCHÖN, D. The reflective practitioner: how professionals think in action. New York: Basic Books, 1983.

_____. Educating the reflective practitioner: toward a new design for teaching and learning in the professions. San Francisco: Jossey Bass, 1987.

_____. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, p.77-92, 1992.

Publicado

2013-06-10

Cómo citar

Pavan, R., & Lopes, M. C. L. P. (2013). Formação docente: reflexões sobre diferentes dimensões. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (24). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i24.233

Número

Sección

Dossiê