Formação docente: reflexões sobre diferentes dimensões
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i24.233Abstract
.References
DEWEY, J. Art as Experience. New York: Capricorn, 1934.
_____. Experience and education. The Kappa Delta Pi Lecture Series – Collier Books. New York: Collier Macmillan Publishers, 1938.
_____. Como Pensamos. Como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. Atualidade Pedagógicas, v. 2, 3. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.
_____. Experiência e educação. São Paulo: Companhia Editora, 1971.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Paz e Terra, 1970/1987.
_____. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
KEMMIS, S. Critical reflection. In: Wideen, M. F. & Andrews, I. (Eds.). Staff development for school improvement. New York, NY: The Elmer Press, 1987.
PERRENOUD, P. Formar profissionais em contextos sociais em mudança. Prática reflexiva e participação crítica. Revista Brasileira de Educação. n. 12. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 1999.
PINTO, Á. V. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo: Cortez, 1984.
SCHÖN, D. The reflective practitioner: how professionals think in action. New York: Basic Books, 1983.
_____. Educating the reflective practitioner: toward a new design for teaching and learning in the professions. San Francisco: Jossey Bass, 1987.
_____. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, p.77-92, 1992.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.