Entre escolarização e instituições escolares na historiografia da educação: a emergência dos grupos escolares no Brasil da República Velha (1889-1930)
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i25.225Resumen
Trata-se de reflexão na direção de compreender o processo de renovação no campo da pesquisa e da escrita em História da Educação, com foco no exame da relação existente entre escolarização e a invenção das instituições escolares públicas estatais na Modernidade, notadamente sobre os processos de criação e de difusão dos grupos escolares no Brasil da República Velha. Observa-se que a historiografia educacional tem se movimentado em termos teóricos e metodológicos na direção da construção de interpretações que apanhem a dialética entre escolarização, compreendida como imbricada à invenção do Estado Moderno, e as experiências dos indivíduos nas instituições escolares criadas e mantidas pelo mesmo. Conclui-se que os grupos escolares inserem-se na nova ordem social que se instaura no Brasil Republicano, com destaque para a propaganda em torno de seu papel na superação da ordem social anterior.
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