Modelagem matemática de fenômeno ambiental e as práticas escolares de professores das séries iniciais do litoral do Paraná

Autores/as

  • Ademir Donizeti Caldeira UFSC
  • Maria Tereza Carneiro Soares UFPR

Resumen

Desenvolvida no litoral do Paraná com professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas, esta pesquisa relata o estudo de uma forma de assessoramento desenvolvida na Ilha das Peças, iniciada a partir da necessidade de compreensão de fenômeno ambiental e interpretada à luz de modelos aritméticos e geométricos. Ela foi realizada em duas etapas: Diagnóstico Ambiental Participativo (DAP) e interpretação quantitativa de problema escolhido no diagnóstico, com pressuposto teórico-metodológico da Modelagem Matemática. Os resultados indicam a possibilidade de compreensão conceitual e do desenvolvimento de práticas escolares inovadoras no processo de modelar matematicamente situações específicas, identificadas no entorno social da escola.

Biografía del autor/a

Ademir Donizeti Caldeira, UFSC

Dr. em Educação pela UNICAMP. Prof. do Centro de Ciências da Educação/UFSC.

Maria Tereza Carneiro Soares, UFPR

Dra. em Educação pela USP. Profa. da Universidade Federal do Paraná.

Citas

BIEMBENGUT, Maria Salete & HEIN, Nelson. Modelagem Matemática no ensino. São Paulo: Contexto, 2000

BARBOSA, Jonei C. Modelagem matemática: concepções e experiências de futuros professores. Tese (Doutorado) - UNESP/Rio Claro, 2001.

BORSSOI, Adriana; ALMEIDA, Lourdes Maria Werle. O Processo de ensino e aprendizagem acontecendo num ambiente de modelagem matemática e tecnologias informáticas: buscando uma aprendizagem significativa. In: VII EPREM – ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Anais eletrônicos... Foz do Iguaçu, PR, 2002.

CALDEIRA, Ademir Donizeti. Educação Matemática e Ambiental: um contexto de mudanças. Tese (Doutorado) - FE/UNICAMP, Campinas-SP, 1998.

CORTELLA, Mario Sergio A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo: Cortez, 2001.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas-SP: Papirus, 1996.

GIROUX, Henri. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

______. Teoria crítica e resistência em educação: para além das teorias de reprodução. Petrópolis: Vozes, 1986.

GUTIÉRREZ, Francisco; Prado, Cruz. Ecopedagogia e cidadania planetária. São Paulo: Cortez, 1999.

IBAMA/SMA/UNICAMP. Diagnóstico ambiental participativo do Vale do Ribeira e Litoral Sul de São Paulo: subsídios para a discussão do plano de ação governamental para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Secretaria de Estado do Meio Ambiente, 1998.

MAGALHÃES, Paulo Canedo. O custo da água gratuita. Ciência Hoj,. v. 35, n. 211, p. 45-49, dez. 2004.

MEYER, João Frederico da Costa; CALDEIRA, Ademir Donizete. Educação Matemática e Ambiental: uma proposta de formação continuada – e de mudanças. Zetetiké – CEMPEM – FE/UNICAMP, v. 9, n. 15/16, p. 155-170, jan./dez. 2001.

MONTEIRO, Alexandrina. O ensino de matemática para adultos através do método Modelagem Matemática. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 1991.

MOYSES, Lucia. Aplicação de Vygostsky à educação matemática. Campinas, SP: Papirus, 1997.

PADILHA, Paulo Roberto. Currículo intertranscultural: novos itinerários para a educação. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2004.

SKOVSMOSE, Ole. Educação matemática crítica: A questão da democracia. Trad. Abgail Lins e Jussara Loiola Araújo. Campinas-SP: Papirus, 2001. (Coleção Perspectiva em Educação Matemática).

Publicado

2013-06-10

Cómo citar

Caldeira, A. D., & Soares, M. T. C. (2013). Modelagem matemática de fenômeno ambiental e as práticas escolares de professores das séries iniciais do litoral do Paraná. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (26). Recuperado a partir de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/221

Número

Sección

Dossiê