Modelagem matemática de fenômeno ambiental e as práticas escolares de professores das séries iniciais do litoral do Paraná

Autores

  • Ademir Donizeti Caldeira UFSC
  • Maria Tereza Carneiro Soares UFPR

Resumo

Desenvolvida no litoral do Paraná com professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas, esta pesquisa relata o estudo de uma forma de assessoramento desenvolvida na Ilha das Peças, iniciada a partir da necessidade de compreensão de fenômeno ambiental e interpretada à luz de modelos aritméticos e geométricos. Ela foi realizada em duas etapas: Diagnóstico Ambiental Participativo (DAP) e interpretação quantitativa de problema escolhido no diagnóstico, com pressuposto teórico-metodológico da Modelagem Matemática. Os resultados indicam a possibilidade de compreensão conceitual e do desenvolvimento de práticas escolares inovadoras no processo de modelar matematicamente situações específicas, identificadas no entorno social da escola.

Biografia do Autor

Ademir Donizeti Caldeira, UFSC

Dr. em Educação pela UNICAMP. Prof. do Centro de Ciências da Educação/UFSC.

Maria Tereza Carneiro Soares, UFPR

Dra. em Educação pela USP. Profa. da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2013-06-10

Como Citar

Caldeira, A. D., & Soares, M. T. C. (2013). Modelagem matemática de fenômeno ambiental e as práticas escolares de professores das séries iniciais do litoral do Paraná. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (26). Recuperado de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/221

Edição

Seção

Dossiê