Virtudes e concepções de educação moral para o desenvolvimento da autonomia
Resumen
O problema deste artigo consiste na seguinte pergunta: há virtudes e concepções de educação moral que podem auxiliar o desenvolvimento da autonomia dos educadores? Este texto procura discutir a questão das virtudes e concepções de educação moral, a partir de Aristóteles, utilizando Puig como intérprete, principalmente, da mesma forma que discorrendo sobre a questão da autonomia, utilizando Zatti e Freire. Do ponto de vista do método, o trabalho é realizado a partir de revisão bibliográfica. O percurso metodológico, isto é, a análise de textos dos autores citados, justifica-se na busca da ressignificação da educação moral para o desenvolvimento da autonomia de educadores. Os resultados esperados consistem na possibilidade de o educador conseguir compreender, de forma mais rigorosa, as virtudes e concepções de educação moral.
Citas
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução de Alfredo Bosi. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ALMEIDA, Rogério Miranda de. A fragmentação da cultura e o fim do sujeito. São Paulo: Loyola, 2012.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. Tradução de Mário da Gama Kury. Brasília: Ed. da UnB, 1985.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
______. Pedagogia do oprimido. 34. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 27. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GOERGEN, Pedro. Educação e valores no mundo contemporâneo. Educ. Soc., Campinas, v. 26, n. 92, p. 983-1011, especial, out. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v26n92/v26n92a13.pdf>. Acesso em: 16 jul. 2011.
KANT, Immanuel. Resposta à pergunta o que é o Esclarecimento. Brasília: Casa das Musas, [s/d].
LALANDE, André. Vocabulário técnico e crítico de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MENDONÇA, Samuel. Ética Aristocrática em Heráclito. Revista Brasileira de Filosofia, São Paulo,v. LII, n. 211, 2003.
______. Educação aristocrática em Nietzsche: perspectivismo e autossuperação do sujeito. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Unicamp, Campinas, SP, 2009.
______. Massificação humana e a educação aristocrática em Nietzsche. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 13, n. 1, p. 17-26, jul./dez. 2011a.
______. Proposta de filosofia para o Estado de São Paulo: a autonomia do educador problematizada a partir de Was ist Aufklärung, de Kant. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 39, p. 135 - 152, maio/ago. 2011b.
______. Objeções à igualdade e à democracia: a diferença como base da educação aristocrática. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 14, n. 1, p. 332-350, jan./jun. 2012.
NIETZSCHE, Friedrich. Escritos sobre política. Rio de Janeiro: Loyola, 2007. Vol. I.
PIAGET, J. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus, 1994.
PUIG, Josep Maria. Ética e valores: métodos para um ensino transversal. Tradução de Ana Venite Fuzatto. 2. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1988.
______. A construção da personalidade moral. Tradução de Luizete Guimarães Barros e Rafael Camorlinga Alcarraz. São Paulo: Ática, 1998.
______. Práticas morais: uma abordagem sociocultural da educação moral. Tradução de Cristina Antunes. São Paulo: Moderna, 2004.
SAVATER, F. O valor de educar. São Paulo: Planeta do Brasil, 2005.
ZATTI, Vicente. Autonomia e educação em Immanuel Kant e Paulo Freire. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.