História e memória: contribuições dos estudos das Instituições Escolares para a História da Educação
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i25.213Resumen
.
Citas
GATTI JUNIOR, Décio. A história das instituições educacionais: inovações paradigmáticas e temáticas. In: ARAUJO, José Carlos Souza; GATTI JUNIOR, Décio. Novos temas em história da educação brasileira: instituições escolares e educação na imprensa. Campinas, SP: Autores Associados; Uberlândia, MG: EDUFU, 2002.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
Hobsbawm, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
LE GOFF, J. História e Memória. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1996.
MAGALHÃES, Justino Pereira de. Breve apontamento para a história das instituições educativas. In: Sanfelice, José Luís; SAVIANI, Dermeval; LOMBARDI, José Claudinei (Orgs.). História da educação: perspectivas para um intercâmbio internacional. Campinas, SP: Autores Associados; HISTERDBR, 1999.
RAGAZZINI, Dario. Os estudos histórico-educativos e a história da educação. In: Sanfelice, José Luís; SAVIANI, Dermeval; LOMBARDI, José Claudinei (Orgs.). História da educação: perspectivas para um intercâmbio internacional. Campinas, SP: Autores Associados; HISTERDBR, 1999.
THOMSOM, Alistair; FRIXCH, Michael; HAMILTON, Paula. Os debates sobre memória e história: alguns aspectos internacionais. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (Orgs). Usos e abusos da história oral. 4. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2001.
Werle, Flávia Obino Corrêa. História das instituições escolares: de que se fala? In: Lombardi, José Claudinei; Nascimento, Maria Isabel Moura (Orgs.). Fontes, história e historiografia da educação. Campinas: Autores Associado; HISTEDBR; PUCPR; UNICS; UEPG, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.