Grupo escolar e governamentalidade liberal moderna: nova forma escolar, novos dispositivos, novas subjetividades

Autores/as

  • Gladys Mary Ghizoni Teive UDESC.

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i27.209

Resumen

Este artigo resulta de pesquisa que analisa o currículo dos primeiros grupos escolares implantados em Santa Catarina, na primeira metade do século XX, de modo a desentranhar os códigos que regularam a cultura escolar daí engendrada. O grupo escolar é aqui compreendido como locus da materialização da governamentalidade liberal/moderna, entendida na perspectiva foucaultiana como “um refinamento da arte de governar”. Busca-se, pois, sinais deste refinamento, o qual deveria assegurar a produção do “sujeito-cidadão”, entendido como objeto e parceiro do governo. A fundamentação teórica é apoiada principalmente nos trabalhos de Michel Foucault e Thomaz Popkewitz. A base empírica é constituída de fontes documentais e iconográficas, bem como de depoimentos de ex-professores, diretores e alunos.

Biografía del autor/a

Gladys Mary Ghizoni Teive, UDESC.

Doutora em Educação pela UFPR com Sandwich na
UNED, Espanha. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado em Educação da UDESC.

Citas

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 2006.

______. A governamentalidade. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 11.ed. Rio de Janeiro: Graal, 1993.

GUIMARÃES, Orestes. Trechos de um Relatório apresentado ao Exmo. Sr. Cel. Vidal Ramos, Governador do Estado, pelo Tenente Coronel Caetano V. da Costa, Secretário Geral. Florianópolis, 30/6/1911.

MADEIRA, Admar Américo. Entrevista concedida a Gladys Mary Ghizoni Teive, em 06 de março de 2006.

MANARA, Nair. Entrevista concedida a Gladys Mary Ghizoni Teive, em 05 de abril de 2006.

OLIVEIRA, Maria da Glória (Dona Glorinha). Entrevista concedida a Norberto Dallabrida em 18 de dezembro de 2001.

POPKEWITZ, Thomas. História do currículo, regulação social e poder. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. O sujeito da educação.: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1995. p.173-210.

SANTA CATARINA. Programma dos Grupos Escolares e das Escolas Isoladas do Estado de Santa Catarina. Decreto n. 796, de 02 de maio de 1914. Joinville: Typographia Bohem, 1914a.

______. Regimento Interno dos Grupos Escolares do Estado de Santa Catarina. Aprovado e mandado observar pelo Decreto n.795, de 02 de maio de 1914. Joinville: Typ. Bohem, 1914.

TEIVE, Gladys Mary Ghizoni. Uma vez normalista, sempre normalista – cultura escolar e produção de um habitus pedagógico (1911-1935). Florianópolis: Insular, 2008.

VEIGA-NETO, Alfredo. Educação e governamentalidade neoliberal: novos dispositivos, novas subjetividades In: COLÓQUIO FOUCAULT. Anais... Rio de Janeiro: Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 1999.

VINCENT, Guy; LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, jun. 2001.

Publicado

2013-06-07

Cómo citar

Teive, G. M. G. (2013). Grupo escolar e governamentalidade liberal moderna: nova forma escolar, novos dispositivos, novas subjetividades. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (27). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i27.209

Número

Sección

Artigos