Educação integral, tempo integral e currículo
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i27.202Resumen
Na história das instituições escolares brasileiras, os Grupos Escolares sobressaem-se como uma proposta para efetivar o projeto político republicano de reforma social e difusão em massa da educação popular. No estado do Rio de Janeiro, outro destaque mais recente que, de certa forma, se assemelha ao objetivo daqueles Grupos pode ser encontrado nos Centros de Educação Integral (CIEPs). Tomando o currículo como foco e pautando nossa investigação sobre a relação entre educação integral e diversificação curricular, tencionamos resgatar uma parcela da história dessa instituição escolar. A partir da análise de entrevistas gravadas com professores regentes de turma e corpo técnico-administrativo, em uma amostra de quatro CIEPs do Rio de Janeiro, discutimos suas concepções sobre educação integral e diversificação curricular. Constatamos que esses profissionais não possuem definição segura sobre o que sejam educação integral e diversificação curricular, concepções relevantes que funcionam como matrizes de suas práticas.
Citas
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, [s.d.].
BERNSTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico.: classe, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.
COELHO, Lígia Martha Coimbra da Costa. Análise situacional das escolas públicas de horário integral do estado do Rio de Janeiro. Fase 04. Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO, 2004. Relatório final de pesquisa.
DEVELAY, Michel. De l’apprentissage à l’enseignment – pour une épistémologie scolaire. Paris: ESF, 1995.
FOURQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura.: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. CIEPs e CIACs. A educação como prioridade. Rio de Janeiro, 2o Programa Especial de Educação, [s.d.].
RIBEIRO, Darcy. O livro dos CIEPs. Rio de Janeiro: Bloch Editores, 1986.
SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de civilização.: a implantação da Escola Primária Graduada no Estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998.
YOUNG, Michael. A propósito de uma sociologia crítica de educação. Revista brasileira de estudos pedagógica, Brasília , 67 (157), p. 532-537, 1986.
ZEICHNER, Ken. Novos caminhos para o practicum.: uma perspectiva para os anos 90. In: NÓVOA, António (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: D. Quixote/Instituto de Inovação Educacional, 1992.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.