Políticas educativas e curriculares portuguesas e o projeto pedagógico da Escola da Ponte.: reflexões e apontamentos

Autores/as

  • Sônia Regina de Souza Fernandes Universidade do Planalto Catarinense/UNIPLAC.
  • Carlinda Leite Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto/UP.

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i27.190

Resumen

Neste artigo procuramos refletir os movimentos educativos em Portugal e sua relação com o Projeto Pedagógico da ‘Escola de Ponte’. É resultado de um processo de pesquisa desenvolvido no período de estágio de doutoramento sandwich, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, em Portugal. A intenção é trazer algumas dimensões que envolvem o Projeto Pedagógico/Educativo da ‘Escola da Ponte’ no quadro das Políticas Educativas e Curriculares Portuguesas, no período que compreende as últimas três décadas (final do séc. XX e princípios do séc. XXI). Acreditamos que tal experiência escolar pode contribuir com discussões que vêm sendo feitas em torno do sentido da e na escola na contemporaneidade, temática relevante também no contexto brasileiro.

Biografía del autor/a

Sônia Regina de Souza Fernandes, Universidade do Planalto Catarinense/UNIPLAC.

Doutora em Educação pela UNISINOS. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado) da Universidade do Planalto Catarinense/UNIPLAC.

Carlinda Leite, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto/UP.

Doutora em Ciências da Educação. Professora do Programa de Doutorado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto/UP.

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Publicado

2013-06-06

Cómo citar

Fernandes, S. R. de S., & Leite, C. (2013). Políticas educativas e curriculares portuguesas e o projeto pedagógico da Escola da Ponte.: reflexões e apontamentos. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (27). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i27.190

Número

Sección

Dossiê