História e historiografia das políticas educacionais
Resumen
A presente comunicação é um exercício de historiografia. O estudo elege, para objeto de análise, trêscoletâneas organizadas, respectivamente, por Neves (2005), Dourado (2009) e Saviani (2010). Revela quea primeira coletânea busca a unidade teórica e metodológica na qual todos os autores se utilizam domesmo referencial, ou seja, categorias gramscianas e marxistas. A segunda coletânea tem por eixo umaquestão-problema a que se tenta responder com os recursos de várias disciplinas ou ciências sociais. Aterceira coletânea é pautada pela organização diacrônica: “das origens aos dias atuais”. Aproximando-seas três obras referenciadas, e guardando-se as suas diferenças, é possível concluir que, em conjunto,oferecem precioso material para a análise das políticas educacionais brasileiras do passado e do presente.Há ampla diversidade de temas e de abordagens.Citas
CASTANHO, S. Estado e políticas educacionais na educação brasileira. Revista Brasileira de História da Educação – SBHE, v. 11, n. 3 (27), p. 153-182, 2011.
DOURADO, L. F. (Org.). Políticas e gestão. Da educação no Brasil: novos marcos regulatórios? São Paulo: Xamã. 2009.
NEVES, L. M. W. (Org.). A nova pedagogia da hegemonia. Estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: XAMÃ, 2005.
SANFELICE, J. L. Fontes e história das políticas educacionais. In: LOMBARDI, J. C.; NASCIMENTO, Maria I. M. (Orgs.). Fontes, história e historiografia da educação. Campinas, SP: Autores Associados/HISTEDBR; Curitiba, PR: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); Palmas, PR: Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná (UNICS); Ponta Grossa, PR: Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), 2004. p. 97-108.
______. Perspectivas atuais da História da Educação. In: SCHELBAUER, A. R.; LOMBARDI, J. C.; MACHADO, M. C. G. (Orgs.). Educação em debate. Perspectivas, abordagens e historiografia. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. p. 23-52.
______. História das instituições escolares. In: NASCIMENTO, M. I. M.; SANDANO, W.; LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (Orgs.). Instituições escolares no Brasil. Conceito e reconstrução histórica. Campinas, SP: Autores Associados/HISTEDBR; Sorocaba, SP: Uniso; Ponta Grossa, PR: UEPG, 2007. p. 75-93.
______. O HISTEDBR e a historiografia da educação brasileira. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (Orgs.). Navegando pela história da educação brasileira. Campinas: Autores Associados, 2009. p. 299-313.
SAVIANI, D. (Org.). Estado e políticas educacionais na história da educação brasileira. Vitória: EDUFES, 2010.
WALLERSTEIN, I. (Coord.). Abrir las ciencias sociales. Madri: Siglo XXI de España, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.