História e historiografia das políticas educacionais

Autores/as

  • José Luís Sanfelice DEFHE/FE/UNICAMP

Resumen

A presente comunicação é um exercício de historiografia. O estudo elege, para objeto de análise, trêscoletâneas organizadas, respectivamente, por Neves (2005), Dourado (2009) e Saviani (2010). Revela quea primeira coletânea busca a unidade teórica e metodológica na qual todos os autores se utilizam domesmo referencial, ou seja, categorias gramscianas e marxistas. A segunda coletânea tem por eixo umaquestão-problema a que se tenta responder com os recursos de várias disciplinas ou ciências sociais. Aterceira coletânea é pautada pela organização diacrônica: “das origens aos dias atuais”. Aproximando-seas três obras referenciadas, e guardando-se as suas diferenças, é possível concluir que, em conjunto,oferecem precioso material para a análise das políticas educacionais brasileiras do passado e do presente.Há ampla diversidade de temas e de abordagens.

Biografía del autor/a

José Luís Sanfelice, DEFHE/FE/UNICAMP

Professor Titular em História da Educação no DEFHE/FE/UNICAMP. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas‘História, Sociedade e Educação no Brasil’ (HISTEDBR).

Citas

CASTANHO, S. Estado e políticas educacionais na educação brasileira. Revista Brasileira de História da Educação – SBHE, v. 11, n. 3 (27), p. 153-182, 2011.

DOURADO, L. F. (Org.). Políticas e gestão. Da educação no Brasil: novos marcos regulatórios? São Paulo: Xamã. 2009.

NEVES, L. M. W. (Org.). A nova pedagogia da hegemonia. Estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: XAMÃ, 2005.

SANFELICE, J. L. Fontes e história das políticas educacionais. In: LOMBARDI, J. C.; NASCIMENTO, Maria I. M. (Orgs.). Fontes, história e historiografia da educação. Campinas, SP: Autores Associados/HISTEDBR; Curitiba, PR: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); Palmas, PR: Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná (UNICS); Ponta Grossa, PR: Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), 2004. p. 97-108.

______. Perspectivas atuais da História da Educação. In: SCHELBAUER, A. R.; LOMBARDI, J. C.; MACHADO, M. C. G. (Orgs.). Educação em debate. Perspectivas, abordagens e historiografia. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. p. 23-52.

______. História das instituições escolares. In: NASCIMENTO, M. I. M.; SANDANO, W.; LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (Orgs.). Instituições escolares no Brasil. Conceito e reconstrução histórica. Campinas, SP: Autores Associados/HISTEDBR; Sorocaba, SP: Uniso; Ponta Grossa, PR: UEPG, 2007. p. 75-93.

______. O HISTEDBR e a historiografia da educação brasileira. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (Orgs.). Navegando pela história da educação brasileira. Campinas: Autores Associados, 2009. p. 299-313.

SAVIANI, D. (Org.). Estado e políticas educacionais na história da educação brasileira. Vitória: EDUFES, 2010.

WALLERSTEIN, I. (Coord.). Abrir las ciencias sociales. Madri: Siglo XXI de España, 2007.


Publicado

2013-05-24

Cómo citar

Sanfelice, J. L. (2013). História e historiografia das políticas educacionais. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (35). Recuperado a partir de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/18

Número

Sección

Ponto de Vista