Apresentação do dossiê: Currículos culturais não escolares: sobre um campo em constante expansão, invenção e criação para afirmação da vida

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1774

Palabras clave:

.

Resumen

.

Biografía del autor/a

Danilo Araújo de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Currículos e Culturas (GECC) e do Observatório da Juventude (OJ/UFMG).

Rita de Cássia Prazeres Frangella, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutorado e mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Professora associada da UERJ. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED/UERJ). Coordena o grupo de pesquisa Currículo, Formação e Educação em Direitos Humanos. Bolsista de Produtividade CNPq, Cientista do Nosso Estado/ Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), Procientista/UERJ.

Citas

BIESTA, Gert. Boa educação na era da mensuração. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 147, p. 808-25, 2012.

BHABHA, Homi. O lugar da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.

CUNHA, Marlécio Maknamara da Silva. Currículo, gênero e nordestinidade: o que ensina o forró eletrônico? 2011. 152 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

DERRIDA, Jacques. Uma certa possibilidade impossível de dizer o acontecimento. Revista Cerrados, Brasília, v. 21, n. 33, 2012.

FRANGELLA, Rita de Cássia. “Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo. e vivo escolhendo o dia inteiro!” – Currículo e alfabetização para além das evidências. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, v. 25, p. 1-17, 2020.

FRANGELLA, Rita de Cássia. Um pacto curricular: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e o desenho de uma base comum. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 32, p. 69-89, 2016.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do Eu e Educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

MACEDO, Elizabeth. Currículo e conhecimento: aproximações entre educação e ensino. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 147, p. 716-37, set./dez. 2012.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (Org.). Metodologias de pesquisa pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza, 2012. p. 23-46.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Currículo e formação profissional em lazer. In: ISAYAMA, Hélder Ferreira (Org.). Lazer em estudo: currículo e formação profissional. Campinas: Papirus, 2010. p. 27-58.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Contribuições dos estudos culturais para a educação. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 10, n. 55, p. 53-61, 2004.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias de currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

Publicado

2022-12-22

Cómo citar

Oliveira, D. A. de ., & Frangella, R. de C. P. . (2022). Apresentação do dossiê: Currículos culturais não escolares: sobre um campo em constante expansão, invenção e criação para afirmação da vida. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(61), 3–12. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1774

Número

Sección

Dossiê: Currículos culturais não-escolares: processos de subjetivação, verdades e relações de poder