Análise da produção do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP – Presidente Prudente-SP (2001-2006)

Autores/as

  • Célia Maria Guimarães UNESP
  • Alberto Albuquerque Gomes UNESP
  • Silvia Adriana Rodrigues UFMS
  • Claudia Cristina Garcia Pfeifer Lopes Secretaria Municipal de Edcuação
  • Fatima Aparecida Dias Gomes Marin UNESP
  • Juliana Gonçalves Diniz Fernandes Centro Social Marista de Florianópolis-RS
  • Sonia Maria Coelho UNESP
  • Juliana Aparecida Matias Zechi UNESP

Resumen

O presente texto apresenta os resultados da investigação com nuances de um estudo do tipo “estado da arte”, que teve como objetivo principal analisar as dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (PPGE - FCT/ UNESP) produzidas pelos alunos ingressantes entre os anos de 2001 e 2004 e defendidas no período compreendido entre 2001 e 2006. A partir de roteiro elaborado com seis itens de análise, os trabalhos foram examinados em relação aos temas abordados, metodologias, técnicas empregadas, fundamentos teóricos, assim como ao objetivo das pesquisas.

Biografía del autor/a

Célia Maria Guimarães, UNESP

Doutora em Educação, professora da UNESP, campus de Presidente Prudente. E-mail: cmgui@fct.unesp.br

Alberto Albuquerque Gomes, UNESP

Doutor em Educação, professor da UNESP, campus de
Presidente Prudente.

Silvia Adriana Rodrigues, UFMS

Mestre em Educação, professora da UFMS, campus do
Pantanal.

Claudia Cristina Garcia Pfeifer Lopes, Secretaria Municipal de Edcuação

Mestre em Educação, professora substituta UNESP, campus de Presidente Prudente. Orientadora Pedagógica da Secreta ria Municipal de Educação.

Fatima Aparecida Dias Gomes Marin, UNESP

Doutora em Educação, professora da UNESP, campus de Presidente Prudente.

Juliana Gonçalves Diniz Fernandes, Centro Social Marista de Florianópolis-RS

Mestre em Educação, educadora social do Centro Social Marista de Florianópolis-RS

Sonia Maria Coelho, UNESP

Doutora em Educação, professora da UNESP, campus de Presidente Prudente.

Juliana Aparecida Matias Zechi, UNESP

Mestre em Educação, professora substituta da UNESP, campus de Marília, professora da UNIESP – Campus de Presidente Venceslau.

Citas

ANDRÉ, M. E. D. A. de. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “Estados da Arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, 2002.

GATTI, B. A. Algumas considerações sobre procedimentos metodológicos na pesquisa educacional. Eccos Revista Científica, UNINOVE, São Paulo, n. 1, v. 1, p. 63-79, 1999.

______. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. PEDAGOGIA CIDADÃ. Cadernos de Formação: Metodologia de pesquisa científica e educacional. São Paulo: UNESP, Pró-Reitoria de Graduação, 2004. p. 12-139.

______. A pesquisa na pós-graduação e seus impactos na educação. Nuances Estudos sobre Educação, FCT/UNESP, Presidente Prudente, n. 16, ano XIV, p. 35-49, 2008.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.

KUENZER, A. Z. E; MORAES, M. C. M. Temas e tramas na Pós-Graduação em Educação. Educação e Sociedade, Campinas, v.26, n. 93, p. 1341-1362, set./dez. 2005.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Técnicas de pesquisa.: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação.: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

SANTOS, A. R. dos. Metodologia científica.: a construção do conhecimento. 6. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

TRIVINOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais. A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Publicado

2013-06-05

Cómo citar

Guimarães, C. M., Gomes, A. A., Rodrigues, S. A., Lopes, C. C. G. P., Marin, F. A. D. G., Fernandes, J. G. D., Coelho, S. M., & Zechi, J. A. M. (2013). Análise da produção do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP – Presidente Prudente-SP (2001-2006). Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (29). Recuperado a partir de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/168

Número

Sección

Artigos