Da universidade autônoma ao ensino superior operacional: considerações sobre a crise da universidade e a crise do Estado nacional

Autores/as

  • Luís Antonio Groppo Unisal

Resumen

Resgatando a relação entre o Estado nacional e a universidade moderna, comenta-se sobre a criação do mito-realidade da nação em consonância com o mito-realidade da universidade-instituição, a qual estaria destinada a pensar sua nação e sua época de modo autônomo. Após apresentar as crises da universidade – de hegemonia, de legitimidade e institucional – o artigo busca relacionar a mais séria destas crises, a institucional, que ameaça tornar a universidade-instituição autônoma em universidade operacional, com a crise daquele Estado nacional, no contexto da globalização do capital. Finda apresentando os principais contornos da crise institucional da universidade no Brasil contemporâneo.

Biografía del autor/a

Luís Antonio Groppo, Unisal

Mestre em Sociologia (Unicamp); Professor da Unisal/SP.

Citas

ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. A Academia e o problema do público e do privado: aspectos históricos da relação da universidade com a empresa. Ciências da Educação, Aparecida, ano 5, n. 9, p. 217-233, 2o sem. de 2003.

AMARAL, Nelson Cardoso. A vinculação avaliação/financiamento na educação superior brasileira. Impulso, Piracicaba, 16 (40), p. 81-91, 2005.

CARVALHO, Maria Alice Rezende de. Temas sobre a organização dos intelectuais no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 22, n. 66, p. 17-32, out. de 2007.

CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, n. 24, p. 5-15, set./dez. de 2003.

CUNHA, Luiz Antonio. A universidade brasileira. Entre o taylorismo e a anarquia. Revista Brasileira de Educação, n. 10, p. 90-96, jan./abr. de 1999.

DIAS Sobrinho, José. Educação superior, globalização e democratização. Qual universidade. Revista Brasileira de Educação, n. 28, p. 164-172, jan./abr. de 2005.

BRANDÃO, C. F. Política educacional para a educação superior brasileira na última década. Impulso, Piracicaba, 16 (40): 69-80, 2005.

IANNI, Octavio. Enigmas da modernidade - mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

MEDEIROS, Carlos Aguiar de. O desenvolvimento tecnológico americano no pós-guerra como um empreendimento militar. In: FIORI, J. L. (Org.). O poder americano. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 225-252.

MENDONÇA, Ana Waleska Pollo Campos. A universidade no Brasil. Revista Brasileira de Educação, n. 14, p. 131-150, maio/ago. de 2000.

GROPPO, Luís Antonio. Autogestão, universidade e movimento estudantil. Campinas: Autores Associados, 2006.

ORTIZ, Renato. Um outro território. Ensaios sobre a mundialização. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Olho Dágua, 2000.

RIBEIRO, Darcy. A universidade necessária. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

RODRIGUES, J. Frações burguesas em disputa e a educação superior no governo Lula. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 120-136, jan./abr. de 2007.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Da idéia de universidade à universidade de idéias. In: ______. Pela mão de Alice. O social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 2001. p. 187-233.

SHUGURENSKY, P.; NAIDORF, J. Parceria universidade-empresa e mudanças na cultura acadêmica: análise comparativa dos casos da Argentina e do Canadá. Educação & Sociedade, v. 25, n. 88, p. 997-1022, out. de 2004.

TRINDADE, Hélgio. Universidade em perspectiva. Sociedade, conhecimento e poder. Revista Brasileira de Educação, n. 10, p. 5-15, jan./abr. de 1999.

Publicado

2013-06-05

Cómo citar

Groppo, L. A. (2013). Da universidade autônoma ao ensino superior operacional: considerações sobre a crise da universidade e a crise do Estado nacional. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (28). Recuperado a partir de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/164

Número

Sección

Artigos